sexta-feira, 28 de setembro de 2018

POEMA PARA SÉRIES INICIAIS: GRANDE OU PEQUENO? PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

Poema: GRANDE OU PEQUENO?


Se eu me meto na conversa,
para ouvir do que é que falam
os adultos e os parentes,
lá vem bronca da mamãe:
"Não, não, não! Já para fora!
Você é muito pequeno
para ouvir nossa conversa".


Mas seu eu faço algum errinho,
qualquer coisinha malfeita,
ou alguma reinação,
lá vem bronca do papai:
"Mas você não tem vergonha?
Isso é coisa que se faça?
Você já está muito grande
para coisas como essa"!

Afinal, QUEM É QUE EU SOU?
Ou eu sou muito pequeno,
ou sou grande até demais!
Ora, TENHAM PACIÊNCIA!
Deixem-me crescer em paz !

Pedro Bandeira. Mais respeito, eu sou criança!
São Paulo: Moderna, 1994 p. 9.
Entendendo o poema:

01 – Leia com atenção o poema e responda:
a)   Quantos versos há na primeira estrofe?
07 versos.

b)   Quantos versos há na segunda estrofe?
08 versos.

c)   E quantos versos há na terceira estrofe?
05 versos.

d)   Ao todo quantos versos há no poema?
Total de 20 versos.

e)   E quantas estrofes há no poema?
O poema possui 03 estrofes.

02 – Qual estrofe representa a conclusão do menino?
      É a terceira estrofe.

03 – O poema tem a finalidade de:
a)   /divertir.
b)   Emocionar.
c)   Informar.

04 – No verso: “Lá vem bronca da mamãe”, a palavra sublinhada significa:
a)   Conversa.
b)   Elogio.
c)   Advertência.

05 – No trecho: “— Mas você não tem vergonha?” o travessão indica:
a)   Uma emoção.
b)   Uma fala.
c)   Um pensamento.

06 – E o que indica o ponto de interrogação no trecho acima?
      Indica uma pergunta.

07 – Você concorda com título ou qual deveria ser na sua opinião?
      Resposta pessoal do aluno.


Um comentário: