sábado, 22 de setembro de 2018

MENSAGENS ESPÍRITAS - ESTAÇÕES NECESSÁRIAS - O LIVRO DOS ESPÍRITOS - PROPRIEDADES DA MATÉRIA - PARA REFLEXÃO


Estações necessárias

        “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” – (Atos, 3:19.)

        Os crentes inquietos quase sempre admitem que o trabalho de redenção se processa em algumas providências convencionais e que apenas com certa atividade externa já se encontram de posse dos títulos mais elevados, junto aos Mensageiros Divinos.
       A maioria dos católicos romanos pretende a isenção das dificuldades com as cerimônias exteriores; muitos protestantes acreditam na plena identificação com o céu tão-só pela enunciação de alguns hinos, enquanto enorme percentagem de espiritistas se crê na intimidade de supremas revelações apenas pelo fato de haver frequentado algumas sessões.
        Tudo isto constitui preparação valiosa, mas não é tudo.
     Há um esforço iluminativo para o interior, sem o qual homem algum penetrará o santuário da Verdade Divina.
        A palavra de Pedro à massa popular contém a síntese do vasto programa de transformação essencial a que toda criatura se submeterá para a felicidade da união com o Cristo. Há estações indispensáveis para a realização, porquanto ninguém atingirá de vez a eterna claridade da culminância.
     Antes de tudo, é imprescindível que o culpado se arrependa, reconhecendo a extensão e o volume das próprias faltas e que se converta, a fim de alcançar a época de refrigério pela presença do Senhor nele próprio. Aí chegado, habilitar-se-á para a construção do Reino Divino em si mesmo.
   Se, realmente, já compreendes a missão do Evangelho, identificarás a estação em que te encontras e estarás informado quanto aos serviços que deves levar a efeito para demandar a seguinte.

Mensagens Espírita: O livro dos Espíritos

ALLAN KARDEC – Tradução Matheus R. Camargo
Perguntas e respostas

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

29 – A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria?
      Da matéria tal qual conheceis, sim; mas não da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para vós, mas nem por isso deixa de ser o princípio da vossa matéria ponderável.
      A gravidade é uma propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, assim como não há alto nem baixo.

30 – A matéria é formada por um só ou por diversos elementos?
      Por um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, e sim transformações da matéria primitiva.

31 – De onde vêm as diferentes propriedades da matéria?
      Das modificações que as moléculas elementares sofrem ao se unirem, em determinadas circunstâncias.

32 – Sendo assim, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos seriam apenas modificações de uma única e mesma substância primitiva?
      Sim, sem dúvida, e só existem devido à disposição dos órgãos destinados a percebê-las.
      Esse princípio é demostrado pelo fato de que nem todos percebem as qualidade dos corpos de uma mesma maneira: um acha determinada coisa agradável ao paladar, outro a acha ruim; alguns enxergam azul o que outros veem vermelho; aquilo que é um veneno para alguns é inofensivo ou saudável para outros.

33 – A mesma matéria elementar é suscetível de receber todas as modificações e de adquirir todas as propriedades?
      Sim, e é isso que se deve entender quando dizemos que tudo está em tudo.
      O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que vemos como simples são apenas modificações de uma substância primitiva. Na impossibilidade, que é o nosso caso até o presente, de remontar a essa primeira matéria de uma outra forma que não seja pelo pensamento, esses corpos são, para nós, verdadeiros elementos, e podemos sem grandes consequências considera-los como tais, até segunda ordem.

33.a) Essa teoria não parece dar razão àqueles que admitem, na matéria, apenas duas propriedades essenciais: a força e o movimento, e que pensam que todas as outras propriedades são somente efeitos secundários que variam segundo a intensidade da força e a direção do movimento?
      Essa opinião está correta. É preciso acrescentar que esse efeitos variam também de acordo com a disposição das moléculas, como se vê, por exemplo, em um corpo opaco que pode tornar-se transparente, e vice-versa.

34 – As moléculas têm uma forma determinada?
      Sem dúvida, as moléculas têm uma forma, mas vós não podeis apreciá-las.

34.a) Essa forma é constante ou variável?
      Constante para as moléculas elementares primitivas, mas variável para as moléculas secundárias, que são apenas aglomerações das primeiras; pois o que chamais de molécula ainda está longe de ser a molécula elementar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário