segunda-feira, 17 de setembro de 2018

CONTO: O MELHOR MILHO - REVISTA "NOSSO AMIGUINHO" - COM GABARITO


Conto: O melhor milho

     Conta-se a história de um agricultor que, há vários anos, tinha a melhor plantação de milho da região.
        Na altura da entrega de um prêmio, um jornalista ali presente perguntou-lhe qual era o seu segredo.
        — Eu partilho sempre a semente do meu milho com os meus vizinhos.
        Perante o ar de admiração de todos ele respondeu.
        — O vento leva o pólen do milho maduro de campo para campo. Se os meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização degradará a qualidade do meu milho. Por isso, para eu poder ter milho bom, tenho de ajudar os meus vizinhos a cultivarem milho bom também.
        O mesmo se passa com outras dimensões da vida.
        Se queres ser feliz, tens de ajudar os outros a encontrarem a felicidade.
        O bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.

                      Revista infantil “Nosso amiguinho” Agosto 2001, Nº 179
Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título é “O melhor milho”. 

02 – Qual é a história que se contava sobre o agricultor?
      A história era que o agricultor tinha a melhor plantação da região.  
 
03 – Quando a jornalista perguntou ao agricultor qual era o seu segredo o que ele respondeu?
      Eu partilho sempre a semente do meu milho com os meus vizinhos. 

04 – Qual a justificativa do agricultor para suas atitudes?
      O vento leva o pólen do milho maduro de campo para campo. Se os meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização degradará a qualidade do meu milho. Por isso, para eu poder ter milho bom, tenho de ajudar os meus vizinhos a cultivarem milho bom também.

05 – Explique com suas palavras a seguinte frase: “O bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.”
      Resposta pessoal do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário