terça-feira, 25 de setembro de 2018

CONTO: A FÁBRICA DA LARANJA - MARLENE B. CERVIGLIERI - COM GABARITO

Conto: A Fábrica da Laranja

        -- É tão bonito de se ver, tanto quanto um vaso de flores.
        -- O quê, mamãe?
        -- Uma cesta cheia de frutas.
        -- Frutas, mamãe?
        -- É isso mesmo.
        -- Vou te contar uma estória sobre frutas.
        -- Uma vez havia uma fruteira cheia de frutas na sala de minha avó. Eram tão lindas que eu imaginei que elas conversavam. Encostei minha cabeça na mesa para ouvir a conversa. Sabe o que estava acontecendo? Elas estavam brigando...
        -- Brigando mamãe?
        -- Sim, meu filho, brigando.
        -- Dizia a banana para o mamão:
        -- Você está vermelho demais, é de vergonha eu creio.
        -- Nada disso – respondeu ele – pensa que não vi! Você está cheia de pelos e muito branquinha, por isso tem inveja de mim porque eu sou corado.
        -- Você não sabe nada... – respondeu a banana – não tenho pelos seu bobinho, são as proteções para minha polpa.
        Enquanto isso a pera empurrava o abacaxi reclamando:
        -- Chega pra lá, você está arranhando a minha pele macia e delicada.
        -- Cala a boca, sua chata. – respondeu o abacaxi – você é que quer ficar grudadinha em mim só para sentir o meu perfume gostoso.
        Vamos, fala a verdade!
        A pera se afastou amuada. A ameixa reclamou da grosseria do abacaxi. A maçã foi logo se afastando para não entrar na confusão.
        O melão discutia com o cacho de uva que dizia:
        -- Vou falar com a dona da fruteira. Ela precisa separar as frutas. Estas frutas espinhosas – olhou para o abacaxi – têm de ficar com as de cascas duras amarelas – e olhou para o melão. Senão as frutas delicadas como o mamão, a dona pera, a dona maçã serão esmagadas.
        E assim continuaram a brigar, sem perceber a tristeza da laranja encostadinha neles. Pensava a laranja: 
        -- Ninguém gosta de mim. Sempre escolhem a banana, o mamão e a dona maça. Não devo ter graça nenhuma.
        Nesse momento entraram na sala de jantar, minha vovó, meu irmãozinho menor e o teu tio Pedro.
        Sentaram-se ao meu lado sem se importar comigo ali deitada fingindo que dormia.
        -- Veja Pedro, – disse pegando a laranja na mão – Esta é uma laranja. Quando você a pega na mão, assim, parece que não tem nada, não é mesmo?
        -- Suco vovó.
        -- Não meu querido, não é só isso. Veja o que a vovó vai fazer com uma laranja.
        Pegou a laranja e cuidadosamente tirou a casca. Depois tirou gomo por gomo e colocou no pratinho.
        -- Veja Pedro vou mostrar a você a fábrica de garrafinhas que a laranja tem.
        -- Fábrica de garrafinhas?
        -- Isso mesmo, veja.
        Com cuidado tirou a pele do gomo e foi tirando as garrafinhas cheias de suco.
        -- Que coisa bonita vovó?
        -- E agora vamos à casca. Vamos parti-la em tirinhas e deixá-las de molho e mais tarde farei tirinhas de casca de laranja açucaradas.
        -- Puxa! quanta coisa não é vovó?
        -- Ali, fingindo que dormia, meu filho, aprendi muito. Às vezes você está no meio de tantos e se sente nada. Mas sempre há alguém que vem e mostra a você o seu valor chegando ao seu coração.
        -- Como a laranja mamãe?
        -- Isso mesmo, filho.
        -- Sabe meu querido, devemos comer de todas as frutas. É claro que há alguma que o seu corpinho não aceita.
        -- É, eu sei, por causa da alergia não é mesmo?
        -- Isso meu querido.
        -- Sabe mamãe, lá na escola vamos fazer uma salada de frutas. Vou aproveitar para contar a estória para eles.
        Na fruteira a laranja estava feliz.
        -- Puxa não sabia que eu tinha uma fabriquinha dentro de mim...
        E agora amiguinhos, vamos comer frutas? 

                                                                        Marlene B. Cerviglieri 
Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      “A fábrica da laranja”.

02 – Quem são as personagens do texto?
      A mamãe; o filho; a vovó; o irmão menor e o tio Pedro.

03 – Quais as frutas que tinha na fruteira?
      Banana; mamão; pera; abacaxi; ameixa; maçã; melão; uva e a laranja.

04 – De acordo com o texto, por que as frutas ficavam brigando entre elas?
      Porque dentro da fruteira o espaço era pequeno e uma amassava a outra.

05 – Qual das frutas que ia falar com a dona da fruteira para separa-las? E como ficaria após a separação?
      Foi o cacho de uva. Iria tirar o abacaxi e o melão da fruteira.

06 – Qual das frutas, se sentia abandonada, isolada das outras?
      A laranja.

07 – O que a vovó quis dizer com: “Veja Pedro vou mostrar a você a fábrica de garrafinhas que a laranja tem”?
      É que cada gomo da laranja, possui várias bolsas cheias de suco, o qual ela chama de garrafinhas de suco.

08 – O que a vovó faz da casca da laranja?
      Ela corta em tirinhas, e faz casca da laranja açucarada.

09 – Por que o filho não pode comer todas as frutas?
      Porque ele tem alergia a alguma fruta.

10 – Na escola eles vão fazer uma salada de frutas, e o que o filho vai aproveitar para dizer?
      Ele vai falar a história da laranja, que ouviu a mãe contar.

11 – Após a história, a laranja estava feliz e o que ela pensava?
     “-- Puxa não sabia que eu tinha uma fabriquinha dentro de mim...”
     






Nenhum comentário:

Postar um comentário