sexta-feira, 14 de setembro de 2018

POEMA: AMAR - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Amar

             Carlos Drummond de Andrade

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer, amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?


Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal,
senão rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?


Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o cru,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e
uma ave de rapina.


Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.


Amar a nossa falta mesma de amor,e na secura nossa 
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.
        Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética.
14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.

Fonte: Livro- Oficina de Redação – Leila Lauar Sarmento, 7ª Série. Editora Moderna, 1ªedição,1998.p.7/8/9.
Entendendo o poema:


01 – De acordo com o eu lírico, na primeira estrofe, o ato de amar é uma vocação. Que versos sugerem essa ideia?
      “Que pode uma criatura senão, / Entre criaturas, amar?”

02 – Amar, de acordo com o poema, é uma atitude finita? Justifique sua resposta.
      Sim. Pois é possível “amar e esquecer”, “amar e malamar”, “amar, desamar, amar”. O ser que ama está em “rotação universal” conforme as coisas mudam o amor também pode mudar.

03 – Na segunda estrofe, ao empregar a palavra mar, o eu lírico estabeleceu uma relação de semelhança gráfica e sonora com a palavra amar. A palavra mar também reforça a ideia do movimento cíclico do amor. De que forma isso está sugerido nessa estrofe?
      Da mesma forma que o mar traz e leva conforme a maré, assim também pode ser o amor num processo de ida e volta, ou seja, de acordo com o poeta “amar, desamar, amar”.

04 – Na quarta estrofe, o eu lírico diz que o destino do ser humano é amar sem conta, ou seja, de maneira ilimitada, como uma forma de doação. O que significa no poema “doação ilimitada a uma completa ingratidão”? O eu lírico está se referindo ao amor não correspondido ou estaria falando sobre o amor desinteressado, de pura entrega?
      O poeta refere-se ao amor desinteressado, de completa entrega “Este o novo destino: amar sem conta”, ainda se esse amor for recusado, continua a busca incessante por “mais e mais amor”.

05 -  Ao falar em “concha vazia do amor”, o eu lírico remete novamente para a figura do mar, mencionada na segunda estrofe. No contexto do poema, o que essa imagem pode estar representando?
      Pode representar um coração vazio de sentimento, mas que está sempre em busca do amor para preenchê-lo.

06 – Releia a última estrofe e observe que novamente ele remete para a ideia de que amar é um sentimento inesgotável. Que expressão está sugerindo essa forma de pensar do eu lírico?
      “... a sede infinita”.

07 – Organize o seu vocabulário. Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética, de modo que cada uma fique diante de seu significado.
Vidrados – ânsia – expectante – inóspito – inerte – pérfidas – nulas – implícita – tácito.

Ânsia: anseio, desejo ardente.

Expectante: que espera, que fica na expectativa.

Implícita: subentendida, envolvida.

Inerte: sem atividade, parado, indolente.

Inóspito: em que não se pode viver, sem hospitalidade.

Nulas: sem valor, inúteis.

Pérfidas: desleais, infiéis, falsas.

Tácito: calado, silencioso, secreto.

Vidrados: embaciados, sem brilho.

08 – Reescreva a frase, substituindo as palavras destacadas por sinônimos.
        “... amor sem conta / distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas...”
      Amor sem conta, / distribuído pelas coisas falsas ou inúteis.

09 – O texto “Amar” foi escrito em verso ou em prosa?
      Foi escrito em versos, pois é um poema.

10 – Como você chegou a essa conclusão?
      O texto é composto de versos organizados em estrofes. Além da forma externa, os recursos literários usados no texto são poéticos.

11 – Assinale a alternativa correta.
O autor usou várias vezes o ponto de interrogação:
(   ) Simplesmente para formular perguntas de alguma coisa que ele quer saber dos leitores.
(X) Como um convite à reflexão e à participação do leitor, chamando-lhe a atenção sobre o assunto.

12 – Faça uma relação dos elementos da natureza que o poeta usou para construir o poema.
      Rotação universal, o mar, a praia, a brisa marinha, o sal, as palmas do deserto, o inóspito, uma ave de rapina.

13 – Relendo a primeira estrofe, o que você entende por malamar e desamar?
      Resposta pessoal do aluno.

14 – O poeta também relaciona o amor ao inóspito, ao cru, ao vazio, ao inerte e às coisas pérfidas e nulas. Por quê?
(  ) Para indicar que existem pessoas que não sabem usar a capacidade de amar.
(X) Para indicar a capacidade incondicional e ilimitada que é própria do ser humano.

15 – Explique a expressão “sede infinita”. Em que sentido o poeta a usou no contexto do poema?
      É infinita a vontade, a ânsia, o desejo insaciável de amar. É própria da natureza humana essa constante sede de amar.

16 – De qual estrofe você mais gostou? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

17 – Que outro título você daria ao texto?
      Resposta pessoal do aluno.

18 – Assinale o item que traz a ideia central do poema.
(   ) Amar apenas as coisas boas da vida.
(X) A capacidade ilimitada do ser humano de amar, mesmo na ingratidão e nas coisas distantes.
(   ) O amos não tem limites sem sentido.




2 comentários:

  1. Obrigado me ajudou bastante 👏👏👏

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  2. Parabéns que poema bonito e lindo ótimo pra sentar,relaxar ao ar livre e ouvindo esse poema amar 😍😍😍😍😘😘 vendo o por do sol😘🤩🤩🌅🌅🌅

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