sexta-feira, 28 de setembro de 2018

TEXTO: PAIXÃO POR AUTOMÓVEL - FÚLVIO ORIOLA - COM GABARITO

Texto: Paixão por automóvel

     Não há dúvida de que o automóvel é um dos bens materiais mais desejados do mundo. A dúvida fica só entre a marca e o modelo. Como em tudo na vida, cada um tem suas preferências.
        É fácil entender o desejo por um automóvel pela necessidade que quase todos temos de percorrer longas distâncias no dia-a-dia. Difícil de compreender é a paixão que algumas pessoas têm por um carro ou marca específica, pessoas que têm afeição por um fabricante ou por um modelo em particular. Cada um tem seus motivos. Pode ser o desenho, a mecânica ou a tradição. Pode ser o prestígio, a qualidade ou algum vínculo afetivo. No caso de motivos emocionais, o gosto não se discute.
        Mecânica, desempenho, segurança, conforto, qualidade ou acabamento são aspectos que levam à preferência por um carro. É muito comum a paixão cega a ponto de o fã de uma marca criar preconceitos sobre outras marcas. Há os que gostam só de picapes. Não pelo lado utilitário, mas pelo ar robusto ou mesmo pela sensação de “domínio no trânsito” que se tem do alto da cabine. O mesmo acontece com carros antigos, que, mesmo sem grande valor histórico, têm um fascínio especial. Também há quem goste de equipar ou “envenenar” seus carros, por puro prazer. Muitas vezes, gasta-se tanto dinheiro com acessórios, modificações e restaurações que daria para comprar outro carro mais novo e com até mais atrativos.

                                                                                       Fúlvio Oriola
                                  www.bestcars/artigos/paixão.htm.  18.04.2008

Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto, o automóvel:
a) é a maior paixão do seu fabricante.
b) poucas vezes desperta o desejo pela sua qualidade.
c) não é um bem desejado.
d) é um bem bastante almejado.

02 – O automóvel é um dos bens materiais mais desejados... A palavra desejados pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) observados.
b) cobiçados.
c) modificados.
d) cuidados.

03 – No fragmento “.... Há os que gostam só de picapes...”. O verbo destacado está no tempo verbal presente do indicativo.
04 – Quais são os aspectos que levam à preferência por um carro?
      São mecânica, desempenho, segurança, conforto, qualidade ou acabamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário