sexta-feira, 28 de setembro de 2018

CRÔNICA: O FURO NO BARCO - AUTOR DESCONHECIDO - COM GABARITO

Crônica: O Furo no Barco

        Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pinceis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer.
        Enquanto pintava, percebeu que a tinta estava passando pelo fundo do barco.
        Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo.
       Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi. No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:
        — O senhor já me pagou pela pintura do barco – disse ele.
        — Mas isto não e pelo trabalho de pintura. E por ter consertado o vazamento do barco.
        — Foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar. Certamente, está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
       — Meu caro amigo, você não compreendeu. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei que o barco tinha um furo. Imagine meu alivio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar-lhe pela sua "pequena" boa ação...
        Não importa para quem, quando, de que maneira. Sempre que for possível, sempre que depender de você, e principalmente, dentro de suas possibilidades, vá além... Este poderá ser o seu diferencial!

                                                     Autor desconhecido.
   Postado por: Mundo das Mensagens.
Entendendo a crônica:
01 – Qual é o título do texto?
      O furo no Barco.   

02 – Quantos parágrafos constituem o texto?
      Possui 09 parágrafos.

03 – O homem percebeu o furo no barco por que?
(a) era um buraco grande.
(b) se via a luz através dele.
(c) a tinta escorria e se desperdiçava.
(d) era grande o suficiente para ser notado.
(e) era sua função.

04 – O furo no barco, embora pequeno, foi consertado, por que?
(a) o homem fora pago para isso.
(b) causava preocupação e perigo.
(c) o homem procurou realizar uma ação a mais.
(d) era muito feio num barco com nova pintura.
(e) o homem é muito perfeccionista.

05 – O dono do barco presenteou o pintor com um belo cheque por que?
(a) ele havia consertado o furo
(b) tinha pintado de maneira estonteante o seu barco.
(c) ele realizou uma ação maravilhosa
(d) sua singela ação lhe custou as vidas de seus filhos.
(e) ele era um pintor sensacional

06 – Retire do texto fragmentos que confirmam a seguinte frase:
        “As pequenas ações, embora sem importâncias, podem salvar vidas e dizer muito de quem tu és”.
·        Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo.
·        O senhor já me pagou pela pintura do barco.
·        Foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar.
·        Meu caro amigo, você não compreendeu. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu.

07 – Você concorda com o último parágrafo do texto?
      Resposta pessoal do aluno.




Um comentário: