segunda-feira, 24 de setembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): UM HOMEM TAMBÉM CHORA(GUERREIRO MENINO) - GONZAGUINHA

ATIVIDADES COM A Música: Um Homem Também Chora (GUERREIRO MENINO)

                                         Gonzaguinha

Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
Palavras amenas
        
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura

Guerreiros são pessoas
Tão fortes, tão frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito

Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sono
Que os tornem refeitos

É triste ver meu homem
Guerreiro menino
Com a barra do seu tempo
Por sobre seus ombros

Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que tem no peito
Pois ama e ama...

Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho

E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata

Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz

É triste ver meu homem
Guerreiro menino
Com a barra de seu tempo
Por sobre seus ombros

Eu vejo que ele sangra
Eu vejo que ele berra
A dor que tem no peito
Pois ama e ama

Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho

E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata

Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz

Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz.
                                                     Composição: Gonzaguinha.
Entendendo a canção:

01 – Nas estrofes um, dois e três, sobre esses versos, está correto afirmar que há uma metáfora em:
a)   Um homem também chora.
b)   Também deseja colo.
c)   Precisa de um abraço.
d)   Guerreiros são meninos.
e)   No fundo do peito.

02 – Por qual motivo esta canção chora as pessoas que ouve?
      Pela letra forte que retrata o pensamento de um homem, o homem pai de família que só se sente honrado com um bom emprego.

03 – Por que os versos: “Não dá pra ser feliz / Não dá pra ser feliz...” chega a comover que os ouve?
      O homem se sentia impotente diante de suas lutas e seus ideais. Malgrado as imposturas, as durezas e as decepções da vida de um pai de família.

04 – Antítese é uma figura de linguagem que consiste no emprego de termos com sentidos opostos. Em que versos da canção há?
      “Tão fortes, tão frágeis”.

05 – Assinale a alternativa INCORRETA. No texto, o vocábulo também, em “Um homem também chora” e “Também deseja colo”;
a)   Tem efeito de ironia: ao nivelar a fragilidade do homem maduro à da criança que pede colo, denuncia a precariedade do ser humano, incapaz de enfrentar os problemas do mundo.
b)   Contrapõe ambas as frases à máxima “Homem que é homem não chora”, contesta uma concepção de masculinidade e maturidade assentada sobretudo na força e na coragem, em detrimento da sensibilidade e das emoções, tomadas como sintoma de fragilidade.
c)   Tem valor inclusivo, situando o homem, ao lado de crianças e mulheres, no conjunto de todos os seres humanos capazes de chorar, expressando sua sensibilidade, fragilidade ou seu desamparo.
d)   Constitui, pelo senso comum, um paradoxo, ao unir num mesmo espaço de tempo e num mesmo ser, características da infância e da maturidade consideradas opostas.

06 – Os pares que seguem estruturam-se como antíteses que se aproximam e que contribuem para a construção do sentido do texto, EXCETO em:
a)   Descanso / remanso.
b)   Fortes / frágeis.
c)   Guerreiros / meninos.
d)   Homem / menino.

07 – Na expressão “Com a barra de seu tempo por sobre seus ombros”, aparecem três exemplos de linguagem conotativa:
a)   Metáfora, hipérbole e eufemismo.
b)   Metáfora, metonímia e hipérbole.
c)   Metáfora, pleonasmo e eufemismo.
d)   Paradoxo, pleonasmo e metonímia.

08 – A partir da leitura dos últimos onze versos da letra da música, analise as seguintes proposições:
I – Os últimos versos apresentam um processo gradativo que é sustentado principalmente por uma relação de causa e consequência.
II – Da relação entre sonho, vida, trabalho e honra, deduz-se que ter trabalho é uma condição para que o homem possa sonhar, viver com honra e, em consequência, ser feliz.
III – Os dois últimos versos fecham o texto com a conclusão da impossibilidade de as pessoas serem felizes, sendo que a reiteração reforça o caráter irrevogável dessa impossibilidade.
IV – Do texto infere-se que a violência, que faz com que se morra e se mate, é provocada por homens que não têm honra.
Marque a alternativa CORRETA:
a)   Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
b)   Apenas as proposições I, II e IV são verdadeiras.
c)   Apenas as proposições I, II e III são verdadeiras.
d)   Apenas as proposições II, III e IV são verdadeiras.

09 – No texto, aparecem as expressões “um homem”, “este homem”, “o homem”.
Assinale a alternativa em que, no encadeamento sintático, essas variações não são justificadas:
a)   O termo um opõe-se, na expressão “um homem”, à ideia abstrata de homem, como síntese da espécie humana.
b)   O termo este remete a expressão “este homem” ao homem determinado no poema: aquele de quem o eu lírico fala para a “menina morena”.
c)   O termo o atribui a expressão “o homem” um sentido mais amplo que engloba a ideia geral de homens, mulheres e crianças.
d)   O termo o atribui à expressão “o homem” um valor de determinação do homem, como síntese de pessoa do sexo masculino, submetido às frustações decorrentes da perda de seus sonhos.

10 – Na frase: “Não dá pra ser feliz”, o termo pra:
a)   Evidencia um descuido do autor quanto à correção da linguagem utilizada no poema.
b)   É uma variedade regional empregada no poema com sentido pejorativo.
c)   É um erro gramatical, consolidado no português pela lei do menor esforço.
d)   É um exemplo de que o autor, no seu poema, combina linguagem formal com linguagem coloquial.


Um comentário:

  1. Ao tentar relembrar a canção, deparei-me com sua atividade. Gostei da abordagem feita: interpretação, figuras de linguagem, gramática. Tudo bem dosado e dando ênfase em como agir a partir da voz poetica.

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