ATIVIDADES COM A Música: Um
Homem Também Chora (GUERREIRO MENINO)
Gonzaguinha
Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura
Guerreiros são pessoas
Tão fortes, tão frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sono
Que os tornem refeitos
É triste ver meu homem
Guerreiro menino
Com a barra do seu tempo
Por sobre seus ombros
Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que tem no peito
Pois ama e ama...
Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
É triste ver meu homem
Guerreiro menino
Com a barra de seu tempo
Por sobre seus ombros
Eu vejo que ele sangra
Eu vejo que ele berra
A dor que tem no peito
Pois ama e ama
Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz.
Composição: Gonzaguinha.
Entendendo a canção:
01 – Nas estrofes um, dois e
três, sobre esses versos, está correto afirmar que há uma metáfora em:
a)
Um homem também chora.
b)
Também deseja colo.
c)
Precisa de um abraço.
d)
Guerreiros são meninos.
e)
No fundo do peito.
02 – Por qual motivo esta
canção chora as pessoas que ouve?
Pela letra forte
que retrata o pensamento de um homem, o homem pai de família que só se sente
honrado com um bom emprego.
03 – Por que os versos: “Não
dá pra ser feliz / Não dá pra ser feliz...” chega a comover que os ouve?
O homem se sentia
impotente diante de suas lutas e seus ideais. Malgrado as imposturas, as
durezas e as decepções da vida de um pai de família.
04 – Antítese é uma figura
de linguagem que consiste no emprego de termos com sentidos opostos. Em que
versos da canção há?
“Tão fortes, tão frágeis”.
05 – Assinale a alternativa
INCORRETA. No texto, o vocábulo também, em “Um homem também chora” e “Também
deseja colo”;
a)
Tem efeito de ironia: ao nivelar a
fragilidade do homem maduro à da criança que pede colo, denuncia a precariedade
do ser humano, incapaz de enfrentar os problemas do mundo.
b)
Contrapõe ambas as frases à máxima “Homem que
é homem não chora”, contesta uma concepção de masculinidade e maturidade
assentada sobretudo na força e na coragem, em detrimento da sensibilidade e das
emoções, tomadas como sintoma de fragilidade.
c)
Tem valor inclusivo, situando o homem, ao
lado de crianças e mulheres, no conjunto de todos os seres humanos capazes de
chorar, expressando sua sensibilidade, fragilidade ou seu desamparo.
d)
Constitui, pelo senso comum, um
paradoxo, ao unir num mesmo espaço de tempo e num mesmo ser, características da
infância e da maturidade consideradas opostas.
06 – Os pares que seguem
estruturam-se como antíteses que se aproximam e que contribuem para a
construção do sentido do texto, EXCETO em:
a)
Descanso / remanso.
b)
Fortes / frágeis.
c)
Guerreiros / meninos.
d)
Homem / menino.
07 – Na expressão “Com a
barra de seu tempo por sobre seus ombros”, aparecem três exemplos de linguagem
conotativa:
a)
Metáfora, hipérbole e eufemismo.
b)
Metáfora, metonímia e hipérbole.
c)
Metáfora, pleonasmo e eufemismo.
d)
Paradoxo, pleonasmo e metonímia.
08 – A partir da leitura dos
últimos onze versos da letra da música, analise as seguintes proposições:
I – Os últimos versos
apresentam um processo gradativo que é sustentado principalmente por uma
relação de causa e consequência.
II – Da relação entre sonho,
vida, trabalho e honra, deduz-se que ter trabalho é uma condição para que o
homem possa sonhar, viver com honra e, em consequência, ser feliz.
III – Os dois últimos versos
fecham o texto com a conclusão da impossibilidade de as pessoas serem felizes,
sendo que a reiteração reforça o caráter irrevogável dessa impossibilidade.
IV – Do texto infere-se que
a violência, que faz com que se morra e se mate, é provocada por homens que não
têm honra.
Marque a alternativa
CORRETA:
a)
Apenas as proposições I e III são
verdadeiras.
b)
Apenas as proposições I, II e IV são
verdadeiras.
c)
Apenas as proposições I, II e III
são verdadeiras.
d)
Apenas as proposições II, III e IV são
verdadeiras.
09 – No texto, aparecem as
expressões “um homem”, “este homem”, “o homem”.
Assinale a alternativa em
que, no encadeamento sintático, essas variações não são justificadas:
a)
O termo um
opõe-se, na expressão “um homem”, à ideia abstrata de homem, como síntese
da espécie humana.
b)
O termo este
remete a expressão “este homem” ao homem determinado no poema: aquele de quem o
eu lírico fala para a “menina morena”.
c)
O termo o
atribui a expressão “o homem” um sentido mais amplo que engloba a ideia geral
de homens, mulheres e crianças.
d)
O termo o atribui à expressão “o homem” um valor de determinação do
homem, como síntese de pessoa do sexo masculino, submetido às frustações
decorrentes da perda de seus sonhos.
10 – Na frase: “Não dá pra
ser feliz”, o termo pra:
a)
Evidencia um descuido do autor quanto à
correção da linguagem utilizada no poema.
b)
É uma variedade regional empregada no poema
com sentido pejorativo.
c)
É um erro gramatical, consolidado no
português pela lei do menor esforço.
d)
É um exemplo de que o autor, no seu
poema, combina linguagem formal com linguagem coloquial.
Ao tentar relembrar a canção, deparei-me com sua atividade. Gostei da abordagem feita: interpretação, figuras de linguagem, gramática. Tudo bem dosado e dando ênfase em como agir a partir da voz poetica.
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