terça-feira, 11 de setembro de 2018

MENSAGENS ESPÍRITAS: SENTIMENTOS FRATERNOS - LIVRO DOS ESPÍRITOS - CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS - PARA REFLEXÃO


Sentimentos fraternos

        “Quanto, porém, à caridade fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.” – Paulo. (1ª Epístola aos Tessalonicenses, 4:9.)

    Forte contra-senso que desorganiza a contribuição humana, no divino edifício do Cristianismo, é o impulso sectário que atormenta enormes fileiras de seus seguidores.
        Mais reflexão, mais ouvidos ao ensinamento de Jesus e essas batalhas injustificáveis estariam para sempre apagadas.
        Ainda hoje, com as manifestações do plano espiritual na renovação do mundo, a cada momento surgem grupos e personalidades, solicitando fórmulas do Além para que se integrem no campo da fraternidade pura.
        Que esperam, entretanto, os companheiros esclarecidos para serem efetivamente irmãos uns dos outros?
        Muita gente se esquece de que a solidariedade legítima escasseia nos ambientes onde é reduzido o espírito de serviço e onde sobra a preocupação de criticar. Instituições notáveis são conduzidas à perturbação e ao extermínio, em vista da ausência do auxílio mútuo, no terreno da compreensão, do trabalho e da boa vontade.
        Falta de assistência? Não.
   Toda obra honesta e generosa repercute nos planos mais altos, conquistando cooperadores abnegados.
        Quando se verifique a invasão da desarmonia nos institutos do bem, que os agentes humanos acusem a si mesmos pela defecção nos compromissos assumidos ou pela indiferença ao ato de servir. E que ninguém peça ao Céu determinadas receitas de fraternidade, porque a fórmula sagrada e imutável permanece conosco no “amai-vos uns aos outros”.

O livro dos Espíritos

ALLAN KARDEC – Tradução Matheus R. Camargo
Perguntas e respostas
CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS

17 – O homem pode conhecer o princípio das coisas?
      Não, Deus não permite que tudo seja revelado ao homem aqui na Terra.

18 – O homem penetrará um dia o mistério das coisas que lhe são ocultas?
      O céu lhe é levantado à medida que ele se depura. No entanto, para compreender certas coisas, precisa de faculdades que ainda não possui.

19 – O homem não pode, por meio de investigações científicas, desvendar alguns dos segredos da Natureza?
      A ciência foi dada ao homem para que ele avançasse em todas as coisas, mas ele não pode ultrapassar os limites fixados por Deus.
      Quanto mais é permitido ao homem mergulhar nesses mistérios, maior deve ser sua admiração pela força e a sabedoria do Criador. No entanto, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência frequentemente o torna joguete da ilusão. Ele acumula sistema sobre sistema, e, a cada dia, exibe quantos erros tomou por verdades e quantas verdades repeliu como se fossem erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho.

20 – Fora das investigações da Ciência, o homem pode receber comunicações de uma ordem mais elevada sobre o que escapa ao testemunho dos sentidos?
      Sim. Se Deus o julgar útil, pode revelar-lhe aquilo que a Ciência não pode apreender.
      É por meio dessas comunicações que o homem, dentro de certos limites, tem acesso ao conhecimento sobre seu passado e seu destino futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário