quarta-feira, 5 de setembro de 2018

FÁBULA: O GALO E A RAPOSA - ESOPO - COM GABARITO

Fábula: O Galo e a Raposa
               ESOPO


        No meio dos galhos de uma árvore bem alta, um galo estava empoleirado e cantava a todo volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo dizendo:
        --- Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para come-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
       O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado. - Bem, disse o galo -, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
        --- Nesse caso é melhor eu ir embora – disse a raposa.
        --- O que é isso, prima? – disse o galo.
        --- Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros neste tempo de paz?!
        --- Não, não é medo – disse a raposa -, mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?

         Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas.

 Fonte: Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo,
Companhia das Letrinhas, 1999. p.22. 23
Entendendo a fábula:
01 – A intenção do galo ao falar que estava vendo uma matilha foi de:
a) Enganar a raposa para salvar sua vida.
b) Aguçar a curiosidade da raposa.
c) Mostrar que lá do alto ele podia ver mais que a raposa.
d) Avisar que estavam chegando animais para a proclamação da paz.

02 – Qual é o título do texto?      
      O galo e a raposa.

03 – Quem estava num galho da árvore bem alta?
      Era o galo.

04 – De acordo com o texto, “Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar?” Quem fez esta pergunta?
      Foi a raposa, com a intenção de fazer o galo descer.

05 – O galo muito esperto, achou um jeito de afugentar a raposa, qual foi esse jeito?
      Ele ficou olhando pra longe como se estivesse vendo alguma coisa. E falou, acho que estou vendo uma mantilha de cães ali adiante.

06 – Ao ouvir sobre os cães, qual foi a reação da raposa?
      Ela disse: “Nesse caso eu acho melhor ir embora.”

07 – Você concorda com a moral da história? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – No verso: “Mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação? Quem disse esta frase?
      Foi dita pela raposa.




10 comentários:

  1. Desculpe,mas não coloque as respostas na perguntas!!!
    Ok?

    ResponderExcluir
  2. E uma pergunta.... Existe um brasileiro que também reencontrou na fábula fale sobre uma pouco dele

    ResponderExcluir
  3. No trecho “Não vá me dizer que está com medo dos cachorros neste tempo de paz?!”, o ponto de interrogação e de exclamação juntos foram usados para

    ResponderExcluir
  4. Os dois animais tornaram-se amigos? Po que

    ResponderExcluir