terça-feira, 18 de setembro de 2018

POEMA: APELO - DORIVAL COUTINHO DA SILVA - COM GABARITO

Poema: Apelo

Eu quero no meu canto
A juventude ativa,
A geração roupa-nova
De ideais a toda prova,
Contestadora!
Juventude que questiona,
Mas também se posiciona.

Eu quero no meu canto
A juventude exigente,
Que cria, se aperfeiçoa


Interior e exteriormente,
Inovadora!
Geração que busca o crédito
Pelo verdadeiro mérito.

Eu quero no meu canto
A juventude potente,
Saudável de corpo e mente,
De pés no chão!
A juventude forte,
Que ao álcool diz não,
Que ao fumo diz não,
E à droga, mil vezes NÃO!

Eu quero a juventude
No meu canto.

                                   Dorival Coutinho da Silva (especial para este livro).

Entendendo o poema:
01 – Explique o sentido do título do poema.
      Apelo: inovação, convite, sugestão, convocação.

02 – Quais são os vários apelos que o poeta dirige à juventude?
      Ele convoca os jovens para a atividade, para mudanças, questionamentos, saúde.

03 – Escreva algumas linhas dizendo o que você entende por:
a)   “Juventude ativa.”
Resposta pessoal do aluno.

b)   “Juventude que questiona.”
Resposta pessoal do aluno.

c)   “Juventude contestadora.”
Resposta pessoal do aluno.

d)   “Juventude que se posiciona.”
Resposta pessoal do aluno.

e)   “Juventude de pés no chão.”
Resposta pessoal do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário