terça-feira, 25 de setembro de 2018

POESIA: DESPEDIDA - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

Poesia: Despedida
          CECÍLIA MEIRELES


Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão
deixo o mar bravo e o céu tranquilo:
quero solidão.

Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão

- Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.

Que procuras? Tudo. Que desejas? - Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.

A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?

Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)
Quero solidão.

                                                                    Cecília Meireles.
Entendendo a poesia:
01 – De que modo a palavra-título é significada no texto?
      Evoca a busca da solidão como paráfrase da busca da morte.

02 – Qual o tema dessa poesia?
      Tematiza a despedida do locutor do texto poético.

03 – O que poderia ter levado o eu lírico a desejar a solidão?
      Esta vontade é expressa no último verso da primeira estrofe, - “quero solidão” – parafraseia a vontade que o poema não nomeia: a de morrer, e que se concretiza na última estrofe, no abandono do corpo pelo locutor: “Deixo aqui meu corpo.”

04 – Retire da poesia um par de antíteses:
      Bravo / tranquilo.

05 – O locutor (eu lírico) toma a palavra como enunciador-individual. Cite as marcas em 1ª pessoa que saturam o poema individualidade.
      “Por mim”; “deixo”; “quero”; “meu (caminho)”; “viajo”; “(não) ando”; “levo”; “meu (rumo)”; “minha (fronte)”; “meu (amor)”; “minha (imaginação)”; “eu”; “deixo”; “meu (corpo)”; “beijo-te”; “(corpo) meu”.

06 – No verso: "A memória voou da minha fronte." há uma figura de linguagem. Identifique e explique:
      É personificação, que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações. Próprias dos seres humanos.

07 – Retire do poema todas as palavras que rimam.
      As palavras que rimam são: aquilo / tranquilo – estão / solidão – paisagens / imagens – perguntarão / irmão – nada / desencontrada – coração / mão – fronte / horizonte – imaginação / estarão – terra / guerra – desilusão / solidão.

08 – Como entender este verso: “Que procuras? Tudo. Que desejas? – Nada.”
      Aqui a falta do desejo conduz a busca de “tudo”. Á procura por “tudo” se contrapõe o desejo que não há. Juntos e contraditórios, eles significam o desencanto do locutor (eu lírico).

09 – Em que verso, que o eu lírico no gesto decisivo na busca da solidão no abandono do corpo, há um efeito de separação entre o emocional e o corpo físico?
      “Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.”
www.armazemdetextos.blogspot.com.br


2 comentários:

  1. Ótimo trabalho, professora. Peço licença para retirar algumas ideias para minhas atividades.

    ResponderExcluir