segunda-feira, 17 de setembro de 2018

TEXTO: O COMPUTADOR LIBERTA(ENTREVISTA) - VEJA - COM GABARITO

Texto: O computador liberta (Entrevista)
    
    O pioneiro da era digital vê um mundo mais livre com a informática, que amplia o poder dos indivíduos e diminui o dos governos.

VEJA – A maneira como a cultura do computador está se impondo às pessoas não pode provocar uma reação dos indivíduos que se sentem escravizados por essa nova máquina?

NEGROPONTE – Primeiro, não tenha dúvida de que estamos no meio de uma revolução. (...) Na maioria dos casos o uso do computador realmente liberta as pessoas, dá-lhes mais poder e tempo de sobra para se divertir e trabalhar produtivamente.
        A suposta reação à cultura do computador, se existe mesmo, não é um movimento muito sério. Temas como pornografia cibernética, dinheiro digital e propriedade intelectual nas redes de computadores são muito complexos, trazem grande perturbação, e as pessoas não sabem exatamente como reagir a eles. Nem as pessoas nem as empresas e muito menos os governos. Tome o caso da Internet. A rede mundial de computadores se desenvolve num modelo francamente contrário aos interesses do Estado-nação. Os governos serão colocados diante de situações em que não poderão controlar o fluxo de capital e informações. A perda de controle é inevitável, não há mais como reverter esse processo.

VEJA – Alguns estudiosos acreditam que a revolução tecnológica promovida pelos computadores aumentará o abismo entre os países pobres e ricos. O que o senhor acha?

NEGROPONTE – Eu sou otimista com relação a isso. O abismo vai diminuir desde que os países saibam como abrir caminho para a revolução. Uma das razões para meu otimismo é o fato de o preço dos computadores estar caindo uma velocidade nunca vista em outro ramo da indústria em qualquer tempo. A enorme população jovem dos países do Terceiro Mundo pode vir a ter acesso às oportunidades de conhecimento e trabalho com que as gerações anteriores não puderam nem sonhar.

VEJA – O senhor acha que Albert Einstein se teria beneficiado com um computador?

NEGROPONTE – Sem dúvida.

VEJA – O senhor costuma dizer que, cedo ou tarde, os caminhos da televisão vão se cruzar com os do computador e logo não se poderá facilmente separá-los. Qual será a consequência disso?

NEGROPONTE – O surpreendente é que alguns programas de computador já são mais vistos do que os programas de televisão. O exemplo clássico é o Windows. (...) A consequência lógica da evolução que se observa hoje nesses campos é a fusão dos dois domínios. Isso vai implicar transformações profundas na programação e principalmente na legislação que hoje regula a atividade de imprensa, nos Estados Unidos e por extensão no mundo ocidental. A legislação atual não pode dar conta de uma nova realidade em que a programação de televisão será captada pelo computador, em cujo vídeo muita gente vai ler o jornal diário. O jornal diário, por sua vez, terá vídeo e som exatamente como o telejornal. Vai ser um desafio distinguir um do outro. Colocar ordem legal nesse mundo novo será um problema complexo. Haverá, certamente, muita tensão entre os empresários e o governo, mas os usuários sairão lucrando no final.

           Trechos da Entrevista com Nicholas Negroponte.
           Entrevistador: Eurípides Alcântara – Veja, abril 26 jul. 19995.
Entendendo o texto:
01 – Preencha a ficha sobre o texto:
Entrevistado: Nicholas Negroponte.
Entrevistador: Eurípedes Alcântara.

Publicação:
Nome do periódico: Revista Veja.
Data da publicação: 26 de julho de 1995.
Editora: Editora Abril.
Assunto: O computador como liberdade e como aumento do poder dos indivíduos, como fonte de informação.

02 – Que considerações faz o entrevistado sobre a força dos computadores e dos governos?
      O computador vai além das fronteiras, foge ao controle da lei e dos governos.

03 – Que pergunta você teria feito ao entrevistado?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Você concorda com o título do artigo, “O computador liberta”? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – O que mais lhe chamou a atenção na entrevista?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Leia o texto com atenção e preencha as lacunas com as palavras abaixo:
        Ser admitida – experiência – não – importante – candidato.
O uso do computador.
Na verdade, o mundo está equivocado, virado pelo avesso por culpa do computador. Hoje, qualquer pessoa para ser admitida numa empresa, a primeira coisa que se pergunta é se tem experiência em informática e dificilmente estão admitindo quem não a tem, como se tal aprendizado fosse essencial, mais importante do que a educação, a capacidade realizadora e a honestidade do candidato.

07 – Observe o uso da crase nas frases
A cultura do computador está se impondo às pessoas.
Os jovens têm acesso às oportunidades de conhecimento e trabalho.
      Agora, responda o que é a crase?
      A crase é a contração da preposição a com o artigo feminino a. Indicamos a crase pelo acento grave: à, às.


Nenhum comentário:

Postar um comentário