sábado, 2 de junho de 2018

MÚSICA: SAMBA DO APPROACH - ZECA BALEIRO - VARIEDADE LINGUÍSTICA - COM GABARITO

Música: Samba Do Approach
                                                             Zeca Baleiro
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Fica ligado no link
Que eu vou confessar my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui prá Miami Beach
Posso não ser pop-star
Mas já sou um noveau-riche...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite, drag queen...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(7x).
                                                   

Entendendo a canção:

01 – O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da música são apenas:
I. “(...) Assim, nenhum verbo importado é defectivo ou simplesmente irregular, e todos são da primeira conjugação e se conjugam como os verbos regulares da classe.”
II. “O estrangeirismo lexical é válido quando há incorporação de informação nova, que não existia em português.”
III. “O problema do empréstimo linguístico não se resolve com atitudes reacionárias, como estabelecer barreiras ou cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram os seus gramáticos, à condição de mero usuário de criações alheias.”
IV. “Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma já existente.”
a)   I e II.
b)   I e III.
c)   II e III.
d)   II e IV.
e)   III e IV.

02 – O que você percebe de diferente na letra dessa música?
      Que possui várias palavras em língua estrangeiras.

03 – Em quais línguas algumas palavras foram escritas?
      Foram escritas em inglês e francês.

04 – Qual a intenção do compositor ao usar outros idiomas?
      Teve a intenção de ironizar a mania brasileira de ter apego a palavras e a modismos estrangeiros.

05 – Qual o nome utilizado para esse tipo de uso de linguagem?
      Estrangeirismo.

06 – O que é estrangeirismo? Como surgiu? Por que ocorre?
       É o uso de palavras, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalentes. É o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa.
      Surgiu devido ao grande fluxo migratório de vários povos do mundo isso acabou, de certa forma, influenciando o novo idioma.
      Ocorre o processo é realizado pela a academia brasileira de letras, através do vocabulário ortográfico para fazer o aportuguesamento de uma palavra.

07 – Procure em um dicionário de inglês-português a tradução das palavras, cujo significado você não conhece.
·        Brunch – café da manhã reforçado.
·        Approach – experiência, conhecimento, visão.
·        Lunch – almoço.
·        Ferryboat – barco para transporte de veículos e pessoas.
·        Light – tranquilo.
·        Hi-tech – alta tecnologia.
·        Insight – momento em que se concebe uma ideia.
·        Jethro Tull – nome de uma banda de rock inglesa.
·        Slash – nome de um guitarrista inglês.
·        Cool – legal.
·        Trash – ruim.

08 – Explique com suas palavras o que é a “invasão” cultural norte-americana.
      Ela tornou-se possível por causa da ascensão dos estados Unidos no século XX como uma potência, então influenciou no modo de vida das pessoas do mundo todo, como hábitos alimentares, as roupas e a língua.

09 – Que veículos de comunicação favorecem essa invasão expressa por meio da linguagem, como vimos na canção?
      Essa invasão é propiciada pelo rádio e pela televisão, entre outros meios de comunicação. Ela está expressa em letras de músicas, filmes, fachadas de estabelecimentos comerciais, anúncios publicitários, programas de televisão, entre outros.

10 – Além da língua, cite outros exemplos da influência cultural norte-americana no Brasil.
      Filmes, hábitos como a realização de refeições rápidas em lanchonetes do tipo fast-food, canções norte-americanas de grande sucesso e compras por telefone.

11 – Marque no texto todas as palavras estrangeiras.
      Resposta pessoal do aluno.

13 comentários:

  1. Atividade maravilhosa,parabéns para que a elaborou.

    ResponderExcluir
  2. alguém entende o trecho da canção samba do approach? porque?

    ResponderExcluir
  3. com relação à escolha das palavras, o que caracteriza a letra da canção?

    ResponderExcluir
  4. metáfora: leia a tirinha e informe em qual dos quadrinhos está presente a figura de linguagem e a que termo ela se refere: mafalda: " tome, pensei em ficar c/ o troco da padaria p/ comprar bala, mas nao consegui. E tudo por causa do maldito inquilino que começou a dizer que isso é muito feio, que não se faz e sei lá o quê! mãe da mafalda: inquilino? que inquilino? mafalda: eese que a gente tem aqui dentro!...

    ResponderExcluir
  5. me ajudou muito eu Tava precisando

    ResponderExcluir
  6. 1)Você conhece o significado delas e a qual idioma cada uma pertence?

    2) Que outras informações há na música que podem não ficar muito claras para quem a ouve ou lê a letra. Comente?

    ResponderExcluir
  7. Qual o diálogo que a letra da canção estabelece com cultura a brasileira.

    ResponderExcluir
  8. PA RA BÉNS!!!!! Maravilhosa atividade!!!

    ResponderExcluir