terça-feira, 12 de junho de 2018

POEMA: PARAÍSO - JOSÉ PAULO PAES - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Poema: PARAÍSO

Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar gente,
mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?



Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças.

                                             José Paulo Paes. Poemas para brincar.
Entendendo o poema:

01 – O autor, neste poema fez uma homenagem à quem?
      A natureza.

02 – Qual é a ideia principal da primeira estrofe (as quatro primeiras linhas) do poema?
      Seria arrumar a rua para que as crianças pudessem brincar sem o perigo dos carros atropelá-las. 

03 – Se o mundo fosse do autor do poema, como ele seria?
      Ele seria um paraíso.

04 – De que livro foi tirado este poema?
      Foi tirado do Livro Poemas para brincar.

05 – Ordene a ideia principal de cada estrofe do poema numerando-as:
(3) Não devemos poluir os rios pois os peixes moram neles.
(2) Devemos evitar o desmatamento para preservar os pássaros e as plantas.
(4) Devemos mudar o mundo para que ele se torne um lugar melhor de se viver.
(1) Devemos ter cuidado no trânsito e as crianças devem ter lugar para brincarem.

06 - Encontre no poema palavras que rimam com:
Ladrilhar rima com: Brincar.           
Derrubar rima com: Morar.
Mudanças rima com: Crianças.           
Poluir rima com: Aqui.

07 – Ordene em ordem alfabética as palavras abaixo:
Brincar – pássaros – paraíso – crianças – automóveis – árvores.
Árvores – automóveis – brincar – crianças – paraíso – pássaros.

08 – Retire do texto:
a) Uma palavra com LH: Ladrilhar.
b) Uma palavra escrita com X: Peixes
c) Uma palavra trissílaba (3 sílabas): Mu-dan-ças.
d) Uma palavra com acento agudo: Pássaros.

09 – Separe as sílabas das palavras abaixo:
Automóvel: Au – to – mó – vel.
Paraíso: Pa – ra – í – so.
Pássaros: Pás – sa – ro.
Mudanças: Mu – dan – ças.

10 – O que você pode observar no texto à disposição das palavras e das frases?
      O texto é um poema, tem versos, estrofes e rimas.

11 – O que você teve mais dificuldade de entender? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

12 – Os verbos que aparecem no segundo verso de cada estrofe do poema poderiam ter sido escritos de outra maneira sem alterar o sentido do texto. Como ficariam?
a)   “Eu mandava ladrilhar”.
Eu mandaria ladrilhar.

b)   “Eu não deixava derrubar.”
Eu não deixaria derrubar.

c)   “Eu fazia tantas mudanças”.
Eu faria tantas mudanças.

13 – Com que palavra começam todas as estrofes do poema? Que ideia essa palavra sugere ao leitor?
      Se. Indica possibilidade, condição.







18 comentários:

  1. Olá, as rimas estão na Questão nº 06.
    Um abraço,
    Profa. Jaqueline

    ResponderExcluir
  2. Em que cantiga de roda o poeta se inspirou para escrever o poema paraíso ?

    ResponderExcluir
  3. Quero saber nesse caso fica evidente que o poeta buscou inspiração numa cantiga popular antiga qual e ela?

    ResponderExcluir
  4. Que trabalho impecável!!! Parabéns pela dedicação♥

    ResponderExcluir
  5. Que trabalho primoroso. Parabéns! Gratidão.
    Armazem, de quando (ano- data, para que série?) seria esta questão e de que prova (SARESP)?
    em algum material que analisa a estrutura deste poema? que classifica e analisa a rima do poluir com aqui na 3 estrofe?
    Att
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelo carinho, incentivo e doces palavras. Quanta a fonte que mais publico são os livros didáticos e algumas interpretações de música e poemas eu faço.
      Infelizmente não coloquei a fonte, atualmente coloco em todas as publicações. Me desculpe.

      Excluir