sexta-feira, 22 de junho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): BALADA DO LOUCO - NEY MATOGROSSO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Balada do louco

                                  NEY MATOGROSSO

Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz

Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu

Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu…

Entendendo a canção:

01 – A canção é construída, fundamentalmente pela oposição entre:

a)   Felicidade / infelicidade.

b)   Fama / anonimato.

c)   Normalidade / anormalidade.

d)   Riqueza / pobreza.

e)   Religiosidade / santidade.

02 – As conjunções (por, e, se, mas) marcam respectivamente as seguintes relações de sentido:

a)    Finalidade, adição, causa, concessão.

b)   Causa, adição, condição, adversidade.

c)   Consequência, adição, proporção, conclusão.

d)   Explicação, adversidade, finalidade, concessão.

e)   Explicação, consequência, causa, adversidade.

03 – Qual é a concepção de loucura apresentada na canção?

      De acordo com a canção, a maior loucura seria “não ser feliz” e a loucura seria um ato de fuga com a finalidade de chegar a felicidade.

04 – Qual é a crítica presente na letra da canção?

      Crítica os padrões ditos normais.

05 – Você concorda com o trecho da canção: “Eu juro que é melhor não ser o normal”? De acordo com a canção, o que seria ser normal?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O normal é você não ousar ser diferente do padrão social estabelecido, querer a aprovação dos outros.

06 – Explique os seguintes versos da canção: “Sim sou muito louco, não vou me curar / Já não sou o único que encontrou a paz”.

      Nestes versos o eu lírico afirma ser a loucura uma forma de atingir a felicidade, de ter poder.

07 – De acordo com a canção, o que é ser louco? Você conhece alguém que seja / pensa assim?

      A canção mostra a loucura de acordo com o “eu lírico” de um louco, ou seja, a questão “ser louco” é definida pelo discurso de um louco. Resposta pessoal do aluno.

08 – Você considera que os loucos sejam felizes, como diz a canção? Justifique.

      Resposta pessoal do aluno.

09 – A “Balada do Louco” nos revela que questões?

      A questão da discriminação, sobretudo com deficientes mentais.

10 – Ela nos faz refletir sobre o quê?

      Que precisamos evoluir no quesito respeito às diferenças, principalmente pessoas preconceituosas que definem padrões e condenam as diferenças que expõem pessoas fora dos limites desses padrões.

11 – Por que o eu lírico afirma que é feliz?

      De acordo com a música, a maior loucura seria “não ser feliz” e a loucura seria um ato de fuga com a finalidade de chegar à felicidade.

12 – O eu lírico se considera “louco”? Justifique sua resposta com versos da canção.

      Sim. “Sim sou muito louco, não vou me curar”.

13 – Na sua opinião, o que é pensar como louco?

      Resposta pessoal do aluno.

14 – Uma pessoa pode considerar-se louco e feliz ao mesmo tempo? Justifique sua resposta.

      Sim. Num mundo onde existe tanta diversidade, de raça, religião, cultura, nível social, econômico, é um crime rotular como “diferentes” pessoas que apresentam alguma deficiência ou necessidade de cuidados especiais como infelizes.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário