quinta-feira, 14 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): NARRADORES DE JAVÉ - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): NARRADORES DE JAVÉ

Data de lançamento 23 de janeiro de 2004 (1h 40min)
Direção: Eliane Caffé
Gênero Drama
Nacionalidades BrasilFrança

SINOPSE E DETALHES
        Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

Entendendo o filme:
01-O que significa fazer o "papel de escriba"?
      Significa escrever diferentes histórias dos lugares nos quais identificam as origens de um determinado povo. O registro serve para mostrar a existência, a história, a cultura e a crença de um lugar.

02 – Qual o papel do escriba naquela comunidade?
      O escrita na comunidade de javé teve um papel muito importante, pois sua missão era a recuperação, através da escrita, da história do passado do povo e da origem do vilarejo na esperança de mostrar que aquela cidadezinha era um patrimônio histórico a ser preservado e assim impedir seu desaparecimento.

03 – Analise os traços de oralidade daquela comunidade.
      O filme demonstra que a oralidade do povo de Javé não é simplesmente uma tradição, mas mostra um problema vivenciado em muitas cidadezinhas do Brasil, o analfabetismo. Devido à precária situação sócio econômica dos moradores, quase todos analfabetos, acabam passando a história de sua cultura através da oralidade, sem registro, sem documentação. Ao receber a notícia da inundação, os moradores ficaram desesperados, por não possuírem nenhum registro histórico que comprovasse o valor cultural do lugarejo. 

04 – Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba.
      O processo de construção de escrita de Antônio Biá teve início quando ele foi de casa em casa ouvir os relatos dos moradores, porém teve dificuldade de registrar, no papel, porque havia diferentes versões nas narrativas sobre a origem do vilarejo.Com isso Biá sentiu-se impedido de concretizar a construção da escrita, de produzir o livro.

05 – Qual a relação entre oralidade e escrita?
      O povo do vilarejo tinha a oralidade, mas perceberam que não tinham nenhum registro de sua história, de suas origens." A relação que se dá entre a escrita e a oralidade e memória, acontece a partir de disputas de poder", em que cada família, cada morador tem a sua versão para Javé a partir de seus interesses pessoais e familiares.
      A oralidade é muito importante na construção da escrita.

06 – Analise as práticas de letramento daquela comunidade.
      As práticas de letramento daquela comunidade eram inexistente, pois os moradores eram analfabetos. Apenas Biá lia e escrevia. A população colocou todas as suas expectativas no escriba.

07 – Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
      O filme conta a história de um povo sem cultura perante a escrita, mas de uma imaginação fértil capaz de superar obstáculos.
A relação era de profunda esperança na escrita de Biá, pois só ele era considerado letrado.

08 – Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba?
      Quando estou fazendo anotações sobre o desempenho dos alunos e suas dificuldades; durante a produção de texto, orientando na organização das ideias e fazendo as correções necessárias; nas discussões sobre determinado assunto, na produção de texto coletivo, onde os alunos vão contando a história e eu escrevendo no quadro. Em todos os momentos de sala de aula posso está fazendo o papel de escriba.

09 – Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
      O papel do professor (escriba) nas aulas de leitura e escrita pode ser um diferencial para o processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma proposta bem planejada que motive os alunos a sentirem prazer ao ler, escrever e produzir textos. Ele é o guia para os alunos, fazendo intervenções para ajudá-los, orientando-os passos a passo para que avancem à medida que lhe é oferecido novos desafios.

6 comentários:

  1. Oi eu quero saber quais são os impactos ambientais do filme narradores de Javé

    ResponderExcluir
  2. Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais seqüências que parecem menos realistas? Por quê ?
    Narradores de jave

    ResponderExcluir
  3. Que tipos de fontes históricas (material e/ou imaterial)aparecem no filme?cite-as

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fontes que aparecem no filme são imateriais.
      E são as seguintes:
      relatos;
      narrativas,memórias.São fontes orais.

      Excluir
  4. Quais são os traços de oralidade da comunidade apresentada no filme?

    ResponderExcluir
  5. Por que se afirma que o filme discute questões ligas a memória histórica e suas "verdades"? Apresente um trecho do filme que evidencie essas memórias

    ResponderExcluir