Música: Assum
Preto
Luiz Gonzaga
Tudo em vorta é só beleza
Sol de Abril e a mata em frô
Mas Assum Preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor
Mas Assum Preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá mió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá mió
Assum Preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil vez a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá
Mil vez a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá
Assum Preto, o meu cantar
É tão triste como o teu
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus.
Composição: Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga
Entendendo a canção:
01 – As marcas da variedade
regional registradas pelos compositores de Assum Preto resultam da aplicação de
um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a
morfologia, a sintaxe ou o léxico.
No texto, é resultado de uma mesma regra a:
a)
Pronúncia das palavras “vorta” e “veve”.
b)
Pronúncia das palavras “talvez” e
“sorto”.
c)
Flexão verbal encontrada em “furaro” e
“canta”.
d)
Redundância nas expressões “cego dos óio” e
“mata em frô”.
e)
Pronúncia das palavras “ignorância” e “avuá”.
02 – A música centra-se no
paralelismo semântico e sintático entre quem?
Entre o ser
humano ignorado pelo seu amor e o pássaro aprisionado.
03 – Como é o ritmo da
canção?
O ritmo é triste
e lento.
04 – Por que o autor
empregou algumas expressões de cunho regionalista?
Ele emprega esta
fala popular do sertanejo, para tornar-se um porta voz deste povo humilde.
05 – Em que momento o autor
utiliza uma linguagem conotativa?
Onde faz uma
comparação ente os cantos da ave e do eu lírico.
06 – Nesta canção,
constatamos a presença de várias expressões populares, com vários exemplos de:
a)
Rotacismo (uso do r em lugar do l).
Vorta (volta), frôr (flor), tarvez (talvez).
b)
Apócope (perda de fonema(s) no final da
palavra.
Pio (piores), cantá (cantar), mió (melhor), avuá (avoar).
c)
Prótese (acréscimo de fonema no começo da
palavra.
Avuá (voar).
d)
Vocalização (transformação de consoante em
vogal ou semivogal).
Óio (olhos), mió (melhor), oiá (olhar).
07 – Cite as antíteses
encontradas na canção.
A canção
apresenta uma antítese, pois abre a canção com uma imagem de beleza, “mata em
frô”, sol de abril, e depois cego dos “óio” num vendo a luz, o pássaro é livre,
mas não voa, como não vê, não voa. Voar é símbolo de liberdade, faz uma
contradição, pois o pássaro está impedido de voar.
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