terça-feira, 26 de junho de 2018

CONTO PARA SÉRIES INICIAIS: A GALINHA RUIVA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Conto: A Galinha Ruiva

        Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
        Um dia ela encontrou umas espigas de milho e pensou que se o semeasse e quando estivesse maduro, pronto para colher, podia virar um bom alimento.
        A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso pão de milho. Todos iam gostar!
        Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o pão.
        Quem podia ajudar a semear o milho?
        Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
        Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
        Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o pão?
        Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
        – Quem pode me ajudar a semear o milho para fazer um delicioso pão?
        – Eu não, disse o gato. Estou com muito sono.
        – Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
        – Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
        – Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
        A galinha semeou, colheu, debulhou, moeu, amassou e cozeu o pão sozinha.
        Aquele cheirinho bom de pão foi fazendo os amigos chegarem. Todos ficaram com água na boca.
        Então a galinha ruiva disse:
        – Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o pão?
        Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
        – Então quem vai comer o delicioso pão de milho sou eu e meus pintinhos. Vocês podem continuar a descansar olhando.
        E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.

                                       

Entendendo o conto:

01 – Qual é o título do texto?
      A galinha ruiva.

02 – Quais são os personagens da história?
      Os personagens do texto são a galinha, os pintinhos, o gato, o cachorro, o porco e a vaca.

03 – Onde se passa esta história?
      Esta história se passa em uma fazenda.

04 – O que foi que a galinha encontrou?
      Ela encontrou umas espigas de milho.

05 – O que ela resolveu fazer com isso? E por quê?
      A galinha resolveu que seria bom plantar as espigas de milho. Para poder ter milho suficiente para fazer deliciosos pães.

06 – Por que a galinha pediu a ajuda dos amigos? O que aconteceu?
      Ela resolveu pedir a ajuda dos amigos, pois ela teria que semear, colher, debulhar, moer, amassar e fazer o pão. Nenhum dos amigos ajudou a galinha.

07 – Quando a galinha fez seu pão, o que aconteceu?
      Quando o pão ficou pronto a galinha não dividiu com os amigos, pois ninguém a ajudou.

08 – Você concorda com a atitude da galinha? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Circule no texto acima os verbos.
      Resposta pessoal do aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário