quarta-feira, 27 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): UMA ODISSEIA NO ESPAÇO - STANLEY KUBRICK - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

Data de lançamento 29 de abril de 1968 (2h 21min)
Direção: Stanley Kubrick
Nacionalidades EUAReino Unido

SINOPSE E DETALHES

        Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Entendendo o filme:

01 – Explique o nome do filme.
      O filme trata de um pensamento dos anos 60 (época essa que foi realizado o filme), no qual ele mostra como eles imaginavam o futuro para isso buscou representar a figura do homem desde os primórdios, mostrando assim a sua evolução e posteriormente dando um salto para o futuro, colocando as possíveis realizações que o homem poderia obter ao longo do tempo, bem como é retratado no filme, estações espaciais, robôs com inteligência artificial dentre outros. E isso remete ao nome do filme, pois “Odisseia” significa uma aventura, logo seria “Uma aventura no espaço”.

02 – O diretor Stanley Kubrik apresenta sua visão sobre o surgimento dos seres humanos na Terra (a aurora da humanidade) e representa como viviam os primeiros hominídeos. Identifique dois comportamentos destes primeiros hominídeos no filme que se assemelham a comportamento dos seres humanos da atualidade.
      É possível observar alguns comportamentos semelhantes entre os primeiros hominídeos e os seres humanos da atualidade que são ressaltados durante o filme, entre eles a briga por território, o manuseio de ferramentas como armas, e a curiosidade. Esses comportamentos são facilmente notórios em nossa atualidade, assim como há um conflito pelo território e pela água no filme sendo utilizados ferramentas como armas para se obter ou defender o tal, há no mundo de hoje guerras para que consigamos o desejado, seja ele uma matéria prima, um objeto, um território dentre outros.

03 – Ao responder lembre-se que este filme foi produzido na década de 1960. Identifique dois (2) avanços tecnológicos idealizados no filme que realmente se concretizam.
      O filme apresenta diversos avanços tecnológicos idealizados, no qual apenas alguns se concretizaram na atualidade, dentre esses a chamada de vídeo e o reconhecimento por voz.

04 – Identifique 2 avanços tecnológicos idealizados no filme que não se concretizaram.
      Como dito anteriormente o filme idealizou diversos avanços tecnológicos, no qual alguns não foram concretizados na atualidade, dentre esses à estação espacial onde moraríamos e o robô com inteligência artificial avançada e com sentimentos.

05 – Através da música do diretor estabelece um ritmo para o filme que podemos associar ao modo de vida que ele imaginava ser o modo de vida do século XXI. Explique como a visão dele se distancia da realidade atual.
      A música apresenta um tom de imposição e determinação nos levando a acreditar que iríamos ver descobertas inovadoras, pois eles acreditavam que no século XXI haveria inovações e desenvolvimento tecnológico muito mais avançado do que vemos na atualidade. Por isso ele distancia da realidade atual, pois, se esperava um desenvolvimento muito maior do que aquele que vivemos.

06 – Junto com o poema sinfônico “Assim falou Zaratustra”, de Richard Strauss, a música “Sonho de uma Noite de Verão”, de Felix Mendelssohn, tornou-se marca registrada do longa, e até hoje é relacionada ao espaço.
(   ) Verdadeiro.
(X) Falso.

07 -  O astrônomo Carl Sagan foi convidado por Stanley Kubrick e Arthur Clark para ajudar a resolver o impasse relacionado à representação da figura do extraterrestre.
(X) Verdadeiro.
(   ) Falso.

08 – Kubrick bateu seu recorde na cerimônia do Oscar de 1060. “2001” é o seu único filme vencedor de quatro estatuetas.
(   ) Verdadeiro.
(X) Falso.

09 – A produção foi sucesso de público e crítica logo na estreia.
(   ) Verdadeiro.
(X) Falso.

10 – Um dos ícones do filme é o computador HDL – 9000, instalado na nave Discovery, que se comunica essencialmente por mensagens de texto em telas distribuídas pelo compartimento.
(   ) Verdadeiro.
(X) Falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário