quinta-feira, 14 de junho de 2018

TEXTO: ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO SOCIAL E DESENHO UNIVERSAL - COM GABARITO



TEXTO: Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal: Tudo a Ver   
  
        "A acessibilidade é um direito, não um privilégio", William Loughborough.

          Como definir "acessibilidade"?
        O dicionário nos diz que "acessibilidade" é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível; "acessível", por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais frequentemente usada era "eliminação de barreiras", pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
        A sensação que as pessoas tinham (tanto as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais) era muito negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo Ferraz traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.
                                                                                         Retirado de:   http://apnendenovaodessa.blogspot.com.br/2011/05/como-definir-acessibilidade.html.

Entendendo o texto:
01 – A partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por acessibilidade?
      Acessibilidade é a capacidade de pessoas com deficiência física poderem ter acesso a lugares em que pessoas sem deficiência também podem ir.

02 – Segundo o dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?
      Barreiras arquitetônicas, segundo o texto, são como uma cidade é construída, podendo ser considerados obstáculos a quem alguma deficiência. Uma biblioteca que dá acesso somente por meio de uma escada pode ser um exemplo de barreira arquitetônica.

03 – O autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na construção de sentido nesta parte do texto?
      O uso de parênteses tem a função de explicar o que foi dito anteriormente. No texto, o autor justificou a razão de quais as pessoas que tinham uma sensação negativa, ou seja, expôs que uma situação que não se limita a uma parcela da sociedade.

04 – Você acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas deficiências em geral? Independentemente de sua resposta for positiva ou negativa, comente brevemente sobre sua percepção disso.
      Resposta pessoal. Exija que o discente não responda apenas “sim” e “não”.

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