Texto: Por que eles bebem e
dirigem?
A adoção de uma lei seca mais rigorosa no Estado de São Paulo não bastou. Os
dados da Secretaria de Segurança Pública revelam uma redução de quase 20% de
acidentes com mortes no trânsito nos primeiros meses de 2012 para 2013 no
Estado depois da lei, mas, no mesmo período dois acidentes impressionaram. Um
deles amputou o braço de um jovem ciclista em plena Avenida Paulista, uma das
principais artérias de São Paulo. O outro matou um garoto de 15 anos que andava
de skate numa rua de Guarulhos, na grande São Paulo. Ambos foram vítimas de
motoristas alcoolizados. O convívio de motoristas com ciclistas, motoqueiros,
skatistas e pedestres nas ruas, cada vez mais estranguladas pelo trânsito nas
médias e grandes cidades do país, se tornou insano. Quando a bebida entra nessa
relação tensa, os efeitos são ainda mais catastróficos.
Várias propostas têm sido discutidas no mundo para reduzir a violência no
trânsito. Em muitos países, ela é a principal causa de mortes entre os jovens.
Entre as medidas, aumentar a carga tributária (e, por tabela, o preço das
bebidas), diminuir os pontos de venda de álcool à noite, regulamentar a
publicidade, fiscalizar com mais rigor e impor penas mais duras. Tudo isso
parece causar um impacto inicial nos números. O grande desafio é aprimorar os
resultados e torná-los permanentes.
Há questões estruturais importantes que devem, também, ser destacadas. Nas
grandes cidades, transporte público de qualidade e barato, estendido madrugada
adentro, que garanta um meio tranquilo de o jovem chegar em casa, é um deles.
Criar áreas seguras nas ruas (com ciclovias protegidas) também pode ser uma
medida importante. Alguns países estudam a instalação de detectores de álcool
(uma espécie de bafômetro pessoal) acoplados a caminhões, ônibus e até carros
particulares. Para ligar o motor, o próprio carro exige um controle do consumo
de bebida.
Além desses fatores, não se pode esquecer do comportamento. Mais que ensinar a
guiar e a respeitar quem está nas ruas, a educação pelo trânsito deveria passar
pela percepção do risco envolvido no ato de guiar embriagado ou sob efeitos de
outras drogas. É aí que se esbarra numa das questões mais difíceis. Como
sensibilizar o condutor do veículo, principalmente o jovem motorista, do risco
que ele corre e, pior, que ele pode oferecer aos outros? Sem mexer nesse
componente humano, de noção de responsabilidade e limite, será difícil
solidificar as conquistas deste início de ano.
BOUER, Jairo. Época, p.81, 1º abr.2013.
Entendendo o texto:
01 – O texto traz dois temas
relevantes relacionados ao trânsito. Quais são eles? Comente.
A violência e os
acidentes de trânsito provocados pelo uso abusivo de álcool, principalmente
pelos motoristas.
02 – De acordo com o texto,
a adoção de uma lei seca mais rigorosa no Estado de São Paulo não bastou, mesmo
tendo havido uma redução nos acidentes de trânsito. Explique por quê?
Os principais
fatores são o número excessivo de motoristas, ciclistas, motoqueiros, skatistas
e pedestres nas ruas e o abuso no álcool.
03 – Algumas propostas têm
sido discutidas no mundo para reduzir a violência no trânsito. Cite algumas
medidas, que de acordo com o texto podem contribuir com essa redução.
Aumentar a carga
tributária (e, por tabela, o preço das bebidas), diminuir os pontos de venda de
álcool à noite, regulamentar a publicidade, fiscalizar com mais rigor e impor
penas mais duras.
04 – Cite alguns fatores que
se colocados em prática irão contribuir para a diminuição de acidentes no
trânsito.
A implementação
de transporte público de qualidade e barato nos grandes centros urbanos,
estendido madrugada adentro, como garantia de tranquilidade aos jovens. Criação
de áreas seguras nas ruas (com ciclovias protegidas), entre outras medidas.
05 – De acordo com o texto,
qual questão é a mais difícil de ser tratada em relação a diminuição de uso
excessivo de álcool e consequentemente a violência no trânsito?
A questão mais
difícil é ensinar e sensibilizar os motoristas a guiar e a respeitar quem está
nas ruas, ou seja, é preciso uma educação para que se desenvolva um trânsito
seguro.
06 – Com base no tema
proposto no texto acima, produza um texto argumentativo; aponte soluções para
melhorar os problemas causados pelo trânsito em nosso país. Não esqueça que seu
texto deverá conter: a tese ou o ponto de vista expostos no primeiro parágrafo
e definido nos demais parágrafos, o desenvolvimento no qual deverá conter
argumentos convincentes em defesa de seu ponto de vista e, finalmente a
conclusão.
Resposta pessoal
do aluno.
obrigado
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirEssa resposta 👌👌👌👌👌
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom isso ajuda muito
ResponderExcluirObrigado