sexta-feira, 15 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): O ENIGMA DE KASPAR HAUSER - WERNER HERZOG - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): O ENIGMA DE KASPAR HAUSER
Duração 1h 50min
Direção: Werner Herzog
Gênero Drama
Nacionalidade Alemanha Ocidental

SINOPSE E DETALHES
        Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo, muitas pessoas decidem ajudá-lo a se integrar na sociedade, mas rapidamente Kaspar se transforma em uma atração popular.

Entendendo o filme:
01 – As pessoas de Nuremberg acreditavam que Kaspar era selvagem? Por quê?
      Sim. Pois não apresentava características e a socialização necessária para integrar os grupos sociais da época. Era diferente de todos os outros indivíduos, pois não comia como eles, não pensava, e pronunciava poucas palavras, não conseguia distinguir o sonho da realidade, não conhecia e não pensava em Deus. Além disso, o que deixava as pessoas daquela sociedade inconformadas era o fato dele não gostar de ir à igreja, pois os sons o incomodavam e soavam como gritos aos seus ouvidos.

02 – Ele sentia emoções, medo, vergonha? Fale sobre as expressões de sentimentos de Kaspar.
      Devido o isolamento do qual foi submetido o impediu de ter acesso a linguagem e, consequentemente, ele teve que passar, posteriormente, por um processo de aprendizagem intenso. O desenvolvimento tardio lhe trouxe alguns prejuízos, porém ainda assim ele foi capaz de pensar, sentir, aprender. Porem sua forma de se expressar ao sentir emoções era o choro uns dos exemplo é um dos momentos que ele pega criança em seu colo, quando sentia medo e vergonha ele tinha crises.

03 – Por que ele cismou que as maçãs tinham vida? Isso tem alguma lógica?
      Kaspar cisma que as maças tem vida porque a maçã pararia diante de um obstáculo. Kaspar ao ver que aconteceu com a maçã ele insinua que ela foi mais esperta, pois pulou o pé da pessoa, criando um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, o novo desafio, ou mesmo modificando a ideia já existente, de que a maçã pararia, de modo que o estímulo possa ser incluído nele, transpondo à maçã, um poder e um animismo.

04 – Kaspar cismou pois seria como as pessoas que muitas vezes não são vistas Em sua opinião Kaspar era um ser inteligente? Explique.
      Por mais que tenha foi escondido por vários anos Kaspar apresentava um grau inteligência, aprendia rápido o que lhe ensinava, raciocinava muito superficial e concretamente. Sendo assim, o contato social propiciou que ele avançasse uma grande etapa de seu desenvolvimento linguístico, se tornando capaz de aplicar regras para as orações que ouvia, da mesma forma que as crianças fazem, não só repetindo o que os adultos dizem, mas articulando o vocabulário já adquirido com as regras gramaticais aprendidas, e formando novas sentenças.

05 – O que os médicos buscavam em sua autópsia? Em sua opinião, a conclusão dos médicos está correta?
      Os médicos buscava encontrar em Kaspar um método o por que dele ser uma pessoa estranha, nos quais não compreendia que ele era uma pessoa social igual a todos com a mesma cultura e gênero, que apenas foi excluído da sociedade por alguns anos.

06 – Após assistir ao filme você acredita que há relação entre "comunicação" e a formação da sociedade? Explique.
      Ao analisar o filme pode se compreender que a relação da comunicação com a formação da sociedade é bem pouca, pois muitas vezes julgamos o próximo apenas pela aparência física, assim como as pessoas fizeram com Kaspar sem conhecer deixaram preso, tentando saber de sua vida, sendo assim é um pouco do que vivemos em nosso cotidiano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário