quarta-feira, 20 de junho de 2018

CRÔNICA: CAMELÔ CAPRICHADO - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

CRÔNICA: Camelô caprichado
                Cecília Meireles

   “Senhoras, senhoritas, cavalheiros! – estudantes, professores, jornalistas, escritores poetas, juízes – todos os que vivem da pena, para a pena, pela pena! – esta é a caneta ideal, a melhor caneta do mundo (marca Ciclope!), do maior contrabando jamais apreendido pela Guardamoria! (E custa apenas 10 reais).
        "Esta é uma caneta especial que escreve de baixo para cima, de cima para baixo, de trás para diante e de diante para trás! – (Observem!) Escreve em qualquer idioma, sem o menor erro de gramática! (E apenas 10 reais!)
        “Esta caneta não congela, com o frio nem ferve com o calor; resiste à umidade e pressão; pode ir à Lua e ao fundo do mar, sendo a caneta preferida pelos cosmonautas e escafandristas. Uma caneta para as grandes ocasiões: inalterável ao salto, à carreira, ao mergulho e ao voo! A caneta dos craques! Nas cores mais modernas e elegantes: verde, vermelha, roxa... (apreciem) para combinar com o seu automóvel! Com a sua gravata! Com os seus olhos! ... (Por 10 reais).
        “Esta caneta privilegiada: a caneta marca Ciclope, munida de um curioso estratagema, permite mudar a cor da escrita, com o uso de duas tintas, o que facilita a indicação de grifos, títulos, citações de frases latinas, versos e pensamentos inseridos nos textos em apreço! A um simples toque, uma pressão invisível (assim!) a caneta passa a escrever em vermelho ou azul, roxo ou cor-de-abóbora, conforme a fantasia do seu portador. (E custa apenas 10 reais!).
        "Adquirindo-se uma destas maravilhosas canetas, pode-se dominar qualquer hesitação da escrita: a caneta Ciclope escreve por si! Acabaram-se as dúvidas sobre crase, o lugar dos pronomes, as vírgulas e o acento circunflexo! Diante do erro, a caneta para, emperra – pois não é uma caneta vulgar, de bomba ou pistão, mas uma caneta atômica, sensível, radioativa. Candidatos a concursos, a cargos públicos, a lugares de responsabilidade! – a caneta Ciclope resolve todos os seus problemas ortográficos e caligráficos! E ainda mais esta caneta não apenas escreve, mas pensa! (E por 10 reais.)
        “Não mais dificuldades de rima nem de concordância! Com esta caneta pode-se escrever com igual facilidade, qualquer romance policial, peça de teatro, folhetim, artigos, crônicas, procurações e testamentos! Tudo rápido, correto, limpo! Cartas de negócio e cartas de amor! Tudo com o mesmo sucesso: porque esta caneta Ciclope (como o nome está dizendo) é um gigante que transporta qualquer ideia para qualquer lugar (e custa apenas 10 reais: a melhor caneta, do maior contrabando!)
        “A caneta Ciclope não mancha nem enferruja, não acaba nunca, e tem um curioso dispositivo, nestes dois ganchos, podendo ser usada no bolso do paletó ou na manga da camisa! Dourada, prateada, com belos complementos coloridos – é a caneta de escritores, escrivães, escriturários – jornalistas, radialistas, desportistas – (com o mesmo sucesso em qualquer gênero!) – do promotor e do acusado, de todos os que vivem da pena, para a pena e pela pena! (Por 10 reais!)
        "Senhoras, senhoritas, cavalheiros, aqui está um bloquinho de papel: Experimentem! Experimentem! Apreciem as tintas, os ganchos, as cores, o ouro e a prata (inoxidáveis!): experimentem a maciez, a presteza, a velocidade, a exatidão! (Por 10 reais!).
        "Qualquer pessoa pode ficar célebre, de um momento para outro com o simples uso da caneta Ciclope: uma caneta que escreve, uma caneta que pensa! Exclusiva! Original! Sem precedentes! (E apenas por 10 reais!)
        (Ainda não pude comprar a caneta maravilhosa, porque há multidões ao redor do camelô. Mas sua arenga – como as dos tempos eleitorais – não é rica só de esperanças, mas também de severas ameaças para os que vivem da pena, para a pena, e pela pena! ...).

               Cecília Meireles. Retirado do livro Escolha o seu sonho, de
                    Cecília Meireles. Rio de Janeiro, Record, 1994, p. 22-4.
Entendendo o texto:

01 – Você já descobriu o que são camelôs? Escreva tudo o que sabe sobre eles nas linhas abaixo.
      Vendedor de miudezas, expostas em certos pontos de ruas ou praças.

02 – Pense agora nas profissões citadas no texto e escreva quem são as pessoas que:
a)   Vivem da pena, para a pena, pela pena (no sentido de “escrita”):
Todos os que ganham a vida, tiram o seu sustento usando a caneta.

b)   Vivem da pena, para a pena, pela pena (no sentido de “penalidade legal ao descumprimento da lei”):
Todos os que fornecem algo para os profissionais que vivem da pena.

03 – Reescreva o trecho abaixo como se falasse de duas canetas:
        “A caneta Ciclope não mancha nem enferruja, não acaba nunca, e tem um curioso dispositivo, nestes dois ganchos, podendo ser usada no bolso do paletó ou na manga da camisa!”
      As canetas Ciclope não mancham nem enferrujam, não acabam nunca, e tem um curioso dispositivo, nestes dois ganchos, podendo ser usadas no bolso dos paletós ou nas mangas da camisa!”

04 – O que o camelô está vendendo?
      Ele vende canetas marca Ciclope.

05 – Leia o significado da palavra “ciclope”. (Mitol. gigante com um só olho na testa. Espécime dos ciclopes. Pertencente ou relativo a eles. Agora, pense e responda: Por que a caneta se chama “Ciclope”?
      Devido a semelhança que existe entre Ciclope, gigante de mitologia grega que tinha um olho apenas na testa, e a caneta com uma pequena esfera na ponta.

06 – A que público o camelô dirige as suas palavras?
      Ele se dirige aos cavalheiros, senhoras e senhoritas, que são estudantes, professores, jornalistas, escritores, poetas e juízes.

07 – O camelô faz uma referência geral de seu público ao escrever “Todos os que vivem da pena, para a pena, pela pena!”. Indique a quem o camelô se refere ao dizer que vivem:

a)   Da pena; Todos os que vivem da pena: todos os que ganham a vida, tiram o seu sustento usando a caneta. A caneta é o instrumento do seu trabalho.

b)   Para a pena; Todos os que vivem para a pena: todos os que fornecem algo para os profissionais que vivem da pena.

c)   Pela pena; Todos os que vivem pela pena: todos os que se servem da caneta para sobreviver; todos os que vivem em função dos profissionais que usam a caneta como meio de ganhar a vida.

08 – Que qualidades enumeradas pelo camelô se referem diretamente ao aspecto exterior da caneta Ciclope e podem ser comprovadas?
      Qualidades externas da caneta: cores modernas, permite mudança para quatro cores, possui ganchos, não congela e não derrete ao calor, é macia, modelos na cor ouro e prata (inoxidável).

09 – Que qualidades são inventadas pelo camelô?
      Escreve em toda as direções, resiste à pressão e umidade, é a caneta preferida dos cosmonautas, escafandristas, e craques, não comete erros gramaticais, pensa, facilita fazer rimas e todos os tipos de textos, não acaba nunca, etc.

10 – Na sua opinião, que qualidades mais chamam a atenção do público a ponto de fazê-lo comprar o produto?
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Observe com atenção os trechos a seguir:
        “... a caneta Ciclope resolve todos os problemas ortográficos e caligráficos!”.
        “... a caneta Ciclope... não acaba nunca”.
        “Adquirindo-se uma dessas maravilhosas canetas, pode-se dominar qualquer hesitação da escrita...”.
        “Nas cores mais modernas e elegantes...”
        “... é a caneta ideal, a melhor caneta do mundo (marca Ciclope!), do maior contrabando jamais apreendido...”.
Agora pense e responda: Que efeito provoca no texto o uso das palavras que estão em destaque?
      As palavras em destaque ressaltam exagero, fazendo com que o público desconfie da propaganda do camelô.

12 – Pelo conteúdo do texto, pelas palavras utilizadas pelo camelô e sua forma de organizá-las, que ideia você acha que ele tinha do público a quem se dirigia?
      Resposta pessoal do aluno.

13 – Você acha que os consumidores acreditaram em todas as palavras do camelô? O que fez com que o público se aglomerasse em volta do camelô a fim de comprar a caneta?
      Resposta pessoal do aluno.




3 comentários:

  1. a sua pergunta não tem nada ave com o meu livro preciso de ajudaaaa

    ResponderExcluir
  2. O título do texto é camelo caprichado porque

    ResponderExcluir
  3. Você gostou do texto justifique sua resposta

    ResponderExcluir