Poesia: Sonho
longe
Maria Dinorah
No campo,
o mato
a enxada, a dança
do menino
que corta e carpe
é não descansa
A boia
é fraca e fria
A tarde, tão azul,
é tão vazia.
A escola
é sonho longe
O garoto trabalha
pro sustento
do irmãozinho.
Maria Dinorah. In: Mata-tira-tirarei.
Porto alegre: L&PM Editores, 1985.
Entendendo a poesia:
Entendendo a poesia:
01 – Explique o sentido dos versos:
"A boia
é fraca e fria"
"A escola é sonho longe"
"A escola é sonho longe"
A comida é pouca e pouco nutritiva, e o
sonho de ir para a escola parece muito difícil de se realizar.
02 – Qual é o sentido da
palavra DANÇA no poema?
A movimentação,
as manobras no trabalho.
03 – O texto “Sonho longe” é
um poema. Você conhece alguma característica desse gênero de texto?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: o poema é um gênero textual em que o assunto é tratado
usando uma forma de organização diferente das palavras. O poema geralmente é
escrito em versos e estofes e apresenta rimas.
04 – Qual é o assunto
tratado no poema?
O poema trata de
uma criança que trabalha para sustentar o irmão menor e, por isso, não pode ir
à escola.
05 – Explique o que você
entendeu sobre o título.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: A escola é algo inalcançável para o menino, pois ele
precisa trabalhar para sustentar seu irmão (e, provavelmente, a si próprio).
06 – O menino, que é o
personagem do poema, existe?
Os poemas geralmente apresentam
personagens que representam pessoas reais, isto é, que poderiam existir de
verdade.
07 – Que “dança” esse menino
executa, de acordo com o texto?
É o movimento do corpo que o menino faz
para lidar com a enxada.
08 – Releia os versos abaixo
e explique o que você entendeu.
“A boia
é fraca e fria
A tarde, tão azul,
é tão vazia.”
é fraca e fria
A tarde, tão azul,
é tão vazia.”
A tarde, tão azul, representa tempo bom
para brincar ao ar livre, passear, etc., mas bom também para trabalhar no
campo, que é o que o menino faz. A tarde, além de azul é vazia.
09 – No quarto verso da
quarta estrofe aparece a expressão reduzida pro. Qual seria a intenção da autora em utilizar essa
redução em vez da forma normal para o?
A autora teria
usado a redução por ser uma forma coloquial de linguagem. Isso ajuda a
aproximar a linguagem do poema da linguagem do personagem.
10 – Cada linha de um poema
é chamada verso. Os versos desse poema são longos ou curtos?
Os versos são curtos.
11 – Cada conjunto de versos
de um poema é chamado estrofe. Quantas estrofes há nesse poema?
Possui quatro
estrofes.
12 – As estrofes desse poema
possuem o mesmo número de versos?
Não. A primeira estrofe possui 6 versos;
a segunda e a terceira estrofe possuem versos cada; e a quarta estrofe possui 5
versos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário