sábado, 16 de junho de 2018

POESIA: SONHO LONGE - MARIA DINORAH - COM GABARITO

Poesia: Sonho longe
          Maria Dinorah

No campo,
o mato
a enxada, a dança
do menino
que corta e carpe
é não descansa



A boia
é fraca e fria

A tarde, tão azul,
é tão vazia.

A escola
é sonho longe

O garoto trabalha
pro sustento
do irmãozinho.
                                               Maria Dinorah. In: Mata-tira-tirarei.
                                             Porto alegre: L&PM Editores, 1985.

Entendendo a poesia:

01 – Explique o sentido dos versos:
        "A boia é fraca e fria"
        "A escola é sonho longe"
      A comida é pouca e pouco nutritiva, e o sonho de ir para a escola parece muito difícil de se realizar.

02 – Qual é o sentido da palavra DANÇA no poema?
      A movimentação, as manobras no trabalho.

03 – O texto “Sonho longe” é um poema. Você conhece alguma característica desse gênero de texto?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: o poema é um gênero textual em que o assunto é tratado usando uma forma de organização diferente das palavras. O poema geralmente é escrito em versos e estofes e apresenta rimas.

04 – Qual é o assunto tratado no poema?
      O poema trata de uma criança que trabalha para sustentar o irmão menor e, por isso, não pode ir à escola.

05 – Explique o que você entendeu sobre o título.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A escola é algo inalcançável para o menino, pois ele precisa trabalhar para sustentar seu irmão (e, provavelmente, a si próprio).

06 – O menino, que é o personagem do poema, existe?
      Os poemas geralmente apresentam personagens que representam pessoas reais, isto é, que poderiam existir de verdade.

07 – Que “dança” esse menino executa, de acordo com o texto?
      É o movimento do corpo que o menino faz para lidar com a enxada.

08 – Releia os versos abaixo e explique o que você entendeu.
        “A boia
         é fraca e fria

         A tarde, tão azul,
        é tão vazia.”
      A tarde, tão azul, representa tempo bom para brincar ao ar livre, passear, etc., mas bom também para trabalhar no campo, que é o que o menino faz. A tarde, além de azul é vazia.

09 – No quarto verso da quarta estrofe aparece a expressão reduzida pro. Qual seria a intenção da autora em utilizar essa redução em vez da forma normal para o?
      A autora teria usado a redução por ser uma forma coloquial de linguagem. Isso ajuda a aproximar a linguagem do poema da linguagem do personagem.

10 – Cada linha de um poema é chamada verso. Os versos desse poema são longos ou curtos?
      Os versos são curtos.

11 – Cada conjunto de versos de um poema é chamado estrofe. Quantas estrofes há nesse poema?
      Possui quatro estrofes.

12 – As estrofes desse poema possuem o mesmo número de versos?
      Não. A primeira estrofe possui 6 versos; a segunda e a terceira estrofe possuem versos cada; e a quarta estrofe possui 5 versos.









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