sábado, 16 de junho de 2018

TEXTO: A COPA DO MUNDO FIFA DE 2014 - COM GABARITO

Texto: A Copa do Mundo FIFA de 2014


        Será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. É a primeira vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978. Foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
        [...]
        A seleção do mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014 ocorreu em março de 2012 com uma decisão da própria FIFA. Na disputa para ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: A Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola. O Tatu-bola, vencedor da disputa, foi apresentado ao público como mascote da Copa do Mundo de 2014 em 16 de setembro de 2012.
        A ideia de candidatar o animal surgiu da ONG Cearense Associação Caatinga. A Campanha ganhou repercussão nas redes sociais e, em 29 de fevereiro de 2012, um dossiê foi entregue aos representantes do Ministério dos Esportes. O tatu-bola-da-caatinga é uma espécie endêmica do Brasil e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), encontra-se ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.
        A questão de preservação ambiental, simbolizada no mascotes, começou a ser uma preocupação das comissões organizadoras dos torneios desde a Copa do Mundo FIFA de 2010, quando um leopardo (espécie que sofre com a caça predatória na África do Sul) batizado de Zakume, foi o mascote da competição.
        A identidade visual do mascote compõe-se do tatu-bola em amarelo, com a carapaça em azul, trajando um calção verde e uma camiseta branca na qual está grafado “Brasil 2014”. Uma votação pública foi aberta para a decisão do nome. “AMIJUBI” (palavra formada pela fusão de amizade e júbilo), “FULECO” (junção de futebol e ecologia) e “ZUZECO” (uma mistura de azul e ecologia) são os nomes postulantes. Com 48% dos 1,7 milhão de votos pela internet no Brasil e no Mundo, “FULECO” foi escolhido como nome oficial do mascote e anunciado em 25 de novembro de 2012. “ZUZECO” obteve 31% e “AMIJUBI” 21% dos votos.
        BOLA.
        Para definir o nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, foi realizada uma votação pela internet com organização da Adidas, marca que fabrica as bolas das competições, e pelo site Globo-Esporte. com. Esta é a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi decidido por votação. A enquete trazia três opções: “Bossa Nova”, “Carnavalesca” e “Brazuca”. O resultado foi anunciado em 02 de setembro num evento organizado e transmitido em rede nacional.
        Brazuca foi o nome escolhido com um percentual de 77,8% enquanto os outros nomes postulantes Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6% respectivamente. Ao todo, foram computados 1.119.539 votos.

                 Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/copadomundoFIFAde2014.
                                                                                            Acesso em: 18/10/13.
Entendendo o texto:
01 – Qual a importância de um mascote para o campeonato mundial de futebol?
      A importância da mascote, é que ela serve como um talismã. Algo que dá sorte, e ajuda a incentivar a torcida.

02 – O Tatu-bola concorreu ao título de mascote com outros possíveis símbolos do Brasil. Cite quais são.
      Disputou com: A Arara, O Saci-Pererê e A Onça Pintada.

03 – “A campanha ganhou repercussão nas redes sociais.” O que é uma campanha? Procure no dicionário outros significados para a palavra repercussão e se alguma pode substituí-la no texto sem a perda do sentido.
      Campanha, é um meio de divulgação, propaganda e promoção de qualquer tipo de eventos.
      Repercussão: consequência, influência, de repercutir, de refletir, de reproduzir som ou luz.

04 – A ONG Cearense Associação Caatinga foi quem indicou o Tatu-bola para a candidatura a mascote. Quais foram os argumentos utilizados pela ONG (Organização não governamental) para defender essa candidatura?
      Por ser uma espécie endêmica, e está ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.

05 – Você escolheria o Tatu-bola? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – O nome FULECO (junção de futebol e ecologia) foi escolhido para batizar oficialmente o mascote da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Qual a sua opinião sobre este nome?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – A bola da competição também tem um nome: BRAZUCA. Você gostou desta escolha?
      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário