sexta-feira, 29 de junho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): ADEUS BATUCADA - CARMEM MIRANDA - COM GABARITO

Música(Atividades): Adeus Batucada

                                                 CARMEM MIRANDA
Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Em criança com samba eu vivia sonhando
Acordava e estava tristonha chorando

Joia que se perde no mar
Só se encontra no fundo
Samba mocidade
Sambando se goza
Nesse mundo

E do meu grande amor
Sempre eu me despedi sambando
Mas da batucada agora me despeço chorando
E guardo no lenço esta lágrima sentida
Adeus batucada
Adeus batucada querida.
                                                    Composição: Synval Silva
Entendendo a canção:
01 – Que sentimento acompanha o adeus à batucada? Utilize verso(s) da letra da música para comprovar a sua resposta.
      “Vou-me embora chorando
       Com meu coração sorrindo.”

02 – Que instrumentos musicais são utilizados para expressar a despedida?
      Pandeiro e Tamborim.

03 – Que relação é estabelecida pelo conectivo “mas”, no terceiro verso da última estrofe?
      Mas é uma conjunção adversativa, (contradição) e aqui diz que antes despedia sambando, mas agora despede chorando.

04 – Segundo o autor, “Synval Silva”, esta canção é um tributo a quê?
      A farra que ele desde criança aprendeu a adorar, e agora passa adiante para que outros passem a admirá-la. “E do meu grande amor sempre eu me despedi sambando...”, diz o poeta.

05 – Que tipo de samba, podemos considera-lo?
      Choroso, sentimental, um belo canto de despedida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário