terça-feira, 19 de junho de 2018

TEXTO: OS SEMEADORES DA VIA LÁCTEA - PAULO RANGEL - COM GABARITO


Texto: OS SEMEADORES DA VIA LÁCTEA
             Paulo Rangel

 
    (...)
        Sempre que Alex contemplava o universo as mesmas indagações o tomavam: “Quem sou eu? Que faço na Terra? Qual o meu papel no mundo? Sou apenas uma poeira desprezível do cosmo ou posso fazer algo útil ao meu semelhante, ao meu País, à Terra, à galáxia?”
        Quando lia jornais ou assistia televisão se convencia que o planeta estava doente. Os homens não haviam aprendido a viver nele; para enriquecer ou satisfazer instintos criminosos, queimavam florestas, derrubavam árvores, caçavam animais em extinção, incendiavam poços de petróleo, destruíam as camadas de proteção do globo. Sonhava em resolver esses problemas mas não conhecia profissão que cuidasse disso. Seu ideal seria cursar a Faculdade dos Salvadores da Terra, mas infelizmente escola como essa ainda não fora criada no Brasil. A atividade mais próxima era política, mas os políticos precisavam ter, em vez da pele, casca grossa para absorver ofensas e ele não havia nascido com essa carcaça protetora. A profissão menos distante do que aspirava era a Medicina. Na realidade desejava muito mais...
        (...)
        Por volta das três da madrugada um zumbido enlouqueceu os cachorros da cidade. Vira-latas e cães de raça uivavam desesperadamente. Pareciam ter escutado vibrações que somente eles captam e os homens jamais percebem. A louca sinfonia canina atravessou as fronteiras de São Paulo e se espalhou em ondas pelas montanhas de Minas.
        Alex viu três objetos do tamanho de grandes helicópteros aterrissar à sua volta. Não teve dúvida de que se tratavam de discos voadores, com design parecido com os imaginados pelos artistas de histórias em quadrinhos. Aqueles OVNIs assemelhavam-se a pratos de sopa com as bordas voltadas umas conta as outras. Ao se aproximarem varreram a cerração com rotores especiais, abrindo um círculo de 150 metros de raio.
        Seis estranhos seres, com escafandros branco-acinzentados, rostos escondidos nos capacetes, cercaram Alex. Carregavam, nos cinturões, misteriosos instrumentos. Suas mãos portavam canos grossos, semelhantes a bazucas. Atiraram ao mesmo tempo, e os projéteis acertaram o jovem em cheio.
      Alex teve absoluta convicção de que fora aprisionado por extraterrestres.
        (...)

              OS ALIENÍGENAS HUMANÓIDES

      Nove estranhos seres o fitavam. Não eram humanos. Nem robôs. Alex presumiu que se tratava de alienígenas humanoides. (...)
        Alguns eram branco-pálidos, outros esverdeados. Todos pareciam ter recebido banhos de bílis, cujos pigmentos amarelados haviam aderido ao corpo, como sardas.
     Possuíam cabeça, tronco e membros. Inteiramente carecas, tinham apenas um olho no meio da testa. Esse detalhe abalou Alex; mais chocado ficou quando descobriu que possuíam um segundo olho na parte traseira da cabeça. Deviam ter cérebros privilegiados para captar e interpretar sinais em um círculo de 360 graus.
       Não contavam com sobrancelhas nem barbas. Os narizes eram finíssimos e alongados. Das narinas saiam chumaços de pelos arruivados. Era a única parte visível dos seus corpos com pelos.
        Sete deles mediam cerca de 1 metro e 50. O oitavo era um anãozinho de 1,20 m. E o nono era um gigante esquelético de mais de dois metros de altura.
        Idade média? Impossível avaliar. Entre trinta e trezentos anos.
        Vestiam-se de três maneiras. Alguns com malhas brilhantes, aluminizadas. Outros, com macacões azul-mercurizados. E os terceiros com uniformes de cor verde-glacial. Estes calçavam sandálias estilo Grécia antiga, e os outros, algo semelhante a galochas.
        Os nove conduziam cinturões com esquisitas ferramentas. Alex presumiu que se tratava de lanternas a laser, chaves de fenda espaciais, alicates ou aparelhos de comunicação tipo bip ou walkie-talkie.
        (...)

      REVELAÇÕES SOBRE VIAGENS DOS DISCOS VOADORES.
        Grins dissera extra ordinária, separando a palavra, dando à frase um sentido duplo e contraditório. Seria um ET irônico, trocadilhista e gozador. Mas Alex precisava de informações e fora ele o escolhido para responder.
        -- Quantas vezes os skissianos visitaram a Terra? - perguntou Alex.
        -- Três - disse Grins. - A primeira, pelo calendário de vocês, em 1789.
        -- Esse ano foi fundamental para a História da Humanidade. A partir daí tudo mudou. Sobrevoaram Paris?
        -- Sobrevoamos.
        -- Notaram algo de anormal?
        -- Morticínios. Pancadarias. Tiroteios. Sangue. Cabeças guilhotinadas. Arruaças. Bandeiras desfraldadas. Nada sério. Briguinhas internas, sem importância. Como nosso critério de avaliar o adiantamento de uma civilização é a tecnologia espacial e o sentimento de integração dos seres vivos ao cosmos, nada do que observamos nos interessou. A matança parisiense provou que o homem se encontrava numa idade mental primitiva. Marcamos em nossa agenda para retornar à Terra após 3000 anos... Pelos nossos cálculos era um tempo suficiente para o homem civilizar-se.
        -- Por que se anteciparam?
        -- Uma das nossas sondas de observação astronômica que percorre a Via Láctea incessantemente registrou grande luminosidade na Terra em 1945. Ao analisar as imagens, nossos cientistas se surpreenderam com essa novidade cósmica. Mandamos à Terra a espaçonave Scanfs Digs – cujo nome significa cidade voadora – com 99 pesquisadores. Em 1960 sobrevoamos o planeta com seis discos voadores, enquanto a nave mãe permanecia em órbita terrestre. Filmamos campos e cidades. Ficamos impressionados com o progresso da Terra! Em menos de dois séculos vocês haviam inventado artigos de grande utilidade, como cachorro-quente, margarina, café solúvel, batatinha frita...
        -- Pera lá! – interrompeu Alex. – Não cuidamos apenas da culinária.
        -- Não quis dizer isso – continuou Grins. – Vocês também inventaram metralhadoras, granadas de mão, bomba atômica...
        -- Não fabricamos apenas armas de guerra – protestou Alex. – Houve quem se preocupasse por outras coisas... Que me diz do avião?
        -- Seu patrício Santos Dumont goza de muito prestígio entre nós – continuou Grins. – Se ele tivesse se submetido a intervenções cirúrgicas de amputações de dedos, transferência da posição dos olhos, implantação de novo sexo, teria se transformado num skissiano autêntico! Seria um dos nossos heróis espaciais!
        -- E quanto à luminosidade de 1945? Não vai dizer que foi a bomba atômica! – falou Alex, sem dar importância ao non sense de Grins.
        -- Tenho a desagradável obrigação de dizer que foi. Os terrestres não têm ideia da radiação nefasta que viaja pelo espaço sideral, devido a esse terrível artefato... Se continuarem com essa fúria de destruição, vão infectar a Via Láctea... O Universo inteiro...
        Os dois ficaram em silêncio. Com ironia e galhofa, Grins apresentara temas muito sérios para meditação.
        -- E aí? O que fizeram?
        -- Deixamos ao redor da Terra sondas de captação de rádio e televisão e voltamos para Skiss. No trajeto entre o seu e o meu planeta colocamos no interespaço uma rede com nove estações retransmissoras de imagens e sons. Durante anos gravamos e estudamos programas de vários países da Terra. Trinta e três especialistas decodificaram, traduziram e catalogaram tudo o que havíamos recebido.
        -- O que aconteceu com esse material?
        -- Depois de detalhada análise, o grupo recomendou a imediata destruição de 100% dos programas de rádio. E a incinerarão de 99% dos programas de televisão. Mesmo assim sobrou 1% de natureza educativa, o suficiente para entendermos a evolução da Terra, desde o começo até hoje.
        -- E onde está esse material? – interessou-se o terráqueo.
        Grins dirigiu-se à parede escamoteável. Abriu-a e dela tirou uma latinha semelhante à conhecida de Alex.
        -- Aí está – disse Grins, abrindo o objeto.
        Alex contou 37 cigarrinhos brancos, presos a encaixes, parecidos com os carretéis de linha que sua mãe guardava na caixa de costura.
        -- Toda a cultura e a história da Terra encontra-se aí? – duvidou Alex, entre incrédulo e decepcionado.
        -- Toda... – confirmou Grins.
        (...)
Paulo Rangel – “Os semeadores da Via Láctea”. Rio de Janeiro:
Ao Livro Técnico, 1993, p. 17, 24, 29-30, 44-6.
VOCABULÁRIO:
BÍLIS: líquido esverdeado e amargo segregado pelo fígado.
CONTRADITÓRIO: oposto, ambíguo. 
NON SENSE: expressão inglesa que significa não ter sentido.
TROCADILHISTA: pessoa que faz trocadilho, jogo de palavras parecidas no som e diferentes no significado.

Entendendo o texto:

01 – Relacione as palavras destacadas aos seus significados.
a – Zombaria, gracejo.
b – Que causa desgraça.
c – Descrente.  
d – Genuíno.

(b) “Os terrestres não têm ideia da radiação nefasta...”.
(d) “... teria se transformado num skissiano autêntico!”
(c) “... duvidou Alex, entre incrédulo e decepcionado.”
(a) “Com ironia e galhofa, Grins apresentara temas muito sérios para meditação.”

02 – Relacione as palavras a seus significados, escrevendo-as nos parênteses:
ARTEFATO – INCINERAÇÃO – ESCAMOTÁVEL – CÓSMICA.
a - (Cósmica) ... nossos cientistas se surpreenderam com essa novidade que pertence ao Universo.

b - (Artefato) ... devido a esse terrível objeto.

c – (Escamotável) Grins dirigiu-se à parede que podia desaparecer sem que ninguém percebesse.

d - (Incineração) E a queima até reduzir a cinzas de 99% dos programas de televisão.

03 - O texto começa com a descrição dos extraterrestres. Descreva:
a - sua aparência: Uns eram branco-pálidos , outros esverdeados.
b - seus olhos: Um olho no meio da testa e outro e outro atrás da cabeça.
c - seu rosto: Não contavam com sobrancelhas nem babas.
d - seus narizes: Eram finíssimos e alongados.

04 – Qual a hipótese levantada pelo narrador quanto à localização dos olhos dos alienígenas e sua influência no cérebro?
      Deveriam ter cérebros privilegiados para captar e interpretar sinais em um círculo de 360 graus.

05 – Quando os skissianos visitaram a Terra em 1789, viram morticínios, pancadarias, tiroteios, sangue, arruaças. Por que nada disso foi considerado importante para eles?
      Como nosso critério de avaliar o adiantamento de uma civilização é a tecnologia espacial e o sentimento de integração dos seres vivos ao cosmos, nada do que observamos nos interessou.     

06 – Responda às perguntas relacionadas ao tempo em que a ação se desenrolou.
a - Os skissianos visitaram a Terra pela primeira vez em 1789. Por que marcaram para retornar após 3000 anos?
      Porque eles acharam que era o tempo suficiente para o homem civilizar-se.

b - Por que anteciparam a volta para 1945?  
     Ao analisar as imagens, nossos cientistas se surpreenderam com essa novidade cósmica. Mandamos à Terra a espaçonave Scanfs Digs – cujo nome significa cidade voadora – com 99 pesquisadores.  
    
c - O que fizeram em 1960?
       Em 1960 sobrevoamos o planeta com seis discos voadores, enquanto a nave mãe permanecia em órbita terrestre. Filmamos campos e cidades. Ficamos impressionados com o progresso da Terra! Em menos de dois séculos vocês haviam inventado artigos de grande utilidade, como cachorro-quente, margarina, café solúvel, batatinha frita... 

07 – O que Alex achou das considerações de Grins a respeito de Santos Dumont?
      Seu patrício Santos Dumont goza de muito prestígio entre nós.

08 – Identifique nas falas das personagens o que é uma hipótese e o que é a narração de um fato.
a - (Narração de um fato) “-- Uma das nossas sondas de observação astronômica... registrou grande luminosidade na Terra em 1945.”
b - (Hipótese) “Se continuarem com essa fúria de destruição, vão infectar a Via Láctea...”

09 – O que aconteceu com o material que eles coletaram na Terra? Por quê?
      “-- Depois de detalhada análise, o grupo recomendou a imediata destruição de 100% dos programas de rádio. E a incinerarão de 99% dos programas de televisão. Mesmo assim sobrou 1% de natureza educativa, o suficiente para entendermos a evolução da Terra, desde o começo até hoje.”

10 – Qual o problema abordado no texto?
      A integração dos seres.

11 – O que você sentiu e pensou quando terminou a leitura do texto?
      Resposta pessoal do aluno.

12 – Reconte a história conforme o que entendeu do texto. Refira-se aos seguintes trechos:
a)   Quando foi a primeira aparição desses alienígenas no Planeta Terra?
Foi em 1789.

b)   O que eles viram nessa data? Isso os agradou? Por quê?
Viram o desenrolar da Revolução Francesa com morticínios e pancadarias. Os alienígenas ficaram indiferentes perante o fato por representar uma briguinha interna. Para eles o que interessava era avaliar o adiantamento de uma civilização pela tecnologia espacial.

c)   O que os alienígenas viram em 1945? O que essa atitude do homem representou para a Via Láctea?
Em 1945, os alienígenas viram a explosão da bomba atômica no Japão. Essa atitude representou um grande perigo não só para a Terra como para o universo.

d)   Que atitude os alienígenas tomaram diante disso?
Colocaram no espaço uma nave com pesquisadores e ficaram impressionados com o progresso da Terra.

e)   Qual foi a reação de Alex diante dos relatos dos seus extraterrestres? O que ele indicou como positivo no planeta?
Alex não concordou que os homens tivessem inventado só coisas ruins, como metralhadoras, bombas, etc., ou coisas sem importância, como cachorro-quente, batatinha frita, e citou o avião descoberto por Santos Dumont.

13 – Qual o personagem principal do texto? Que objetivos você usaria para caracterizá-la?
      Alex. Resposta pessoal do aluno.

14 – Quem são os personagens secundários?
      Os alienígenas humanoides.

15 – Em boa parte das histórias encontramos características físicas e psicológicas das personagens, ou seja, qualidades referentes aos aspectos exteriores e interiores (jeito de ser, de se comportar, de reagir diante da vida). Essas características podem ser descritas por meio de adjetivos ou compreendidas por meio das ações das personagens. Retire do texto duas características físicas e duas características psicológicas dos alienígenas.
      Uns eram branco-pálidos, outros esverdeados. Deveriam ter cérebros privilegiados para captar e interpretar sinais. Grins seria um ET irônico, trocadilhista ou gozador.

16 – Por que será que Alex chama os extraterrestres de “alienígenas humanoides”?
      Por causa de uma aparência psicológica (pensam como os humanos) e também por alguns aspectos na aparência física.

17 – Você sabe o que significa a palavra alienígena? Encontre-a no dicionário. Você se surpreenderá com o resultado de sua pesquisa.
      Alienígena: aquele que é de outro país.

18 – Em que ambiente ocorre a história? Descreva-o.
      Num ambiente barulhento, provavelmente entre os estados de São Paulo e Minas. Os cães uivavam desesperadamente porque certamente perceberam vibrações que os homens não conseguem captar. Nesse ambiente, Alex vê três objetos voadores aterrissarem à sua volta. Seis estranhos seres, com rostos escondidos nos capacetes, cercam Alex.

19 – Por que será que 99% dos programas de televisão foram incinerados? Que ideia o autor do texto quis nos transmitir nesse trecho?
      Porque certamente não possuíam qualidade.

20 – Por que Alex ficou “entre incrédulo e decepcionado” ao contar 37 cigarrinhos brancos no local onde estavam guardados toda a cultura e história da Terra?
      Porque não acreditou que a história da humanidade pudesse ser resumida em tão pouco espaço.

21 – Por que o texto recebeu esse título?
      Porque os alienígenas humanoides têm o objetivo de unir os seres vivos do cosmo.

22 – Qual a ideia central do texto? Que ideia importante ele transmitiu para você?
      A ideia de integração dos seres do universo. Resposta pessoal do aluno.


Um comentário: