quarta-feira, 13 de junho de 2018

POESIA: O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA - MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

POESIA: O Menino Que Carregava Água Na Peneira
               Manoel de Barros

Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.

A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e sair


correndo com ele para mostrar aos irmãos.

A mãe disse que era o mesmo que
catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.

O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.

Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito
porque gostava de carregar água na peneira

Com o tempo descobriu que escrever seria
o mesmo que carregar água na peneira.

No escrever o menino viu
que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo
ao mesmo tempo.

O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.

Foi capaz de interromper o voo de um pássaro
botando ponto final na frase.

Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.

O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.

A mãe falou:
Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.

Você vai encher os vazios com as suas peraltagens
E algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos.

Manoel de Barros. Poesia Completa.
São Paulo: Leya Brasil, 2011.
Entendendo o texto:

01 – Releia: “Com o tempo aquele menino / que era cismado e esquisito...”. As palavras destacadas que atribuíam características ao menino pertencem à classe dos(das):
a) Substantivos.
b) Adjetivos.
c) Verbos.
d) Interjeições.

02 – As pessoas atribuíam essas características ao menino por que:
a) O menino gostava de despropósitos.
b) O menino era desconfiado.
c) O menino era estranho.
d) O menino não sabia ler.

03 - Releia: “você vai encher os vazios com as suas peraltagens …” a palavra que substitui a palavra destacada sem mudar o sentido do texto é:
a) Brincadeiras.
b) Fantasias.
c) Imaginações.
d) Lembranças.

04 – Que ação permitiu ao menino realizar seus despropósitos?
      O ato de escrever.

05 – Assim como nas narrativas existe um narrador, nos poemas também existe um ser que fala. Essa voz dentro do poema se chama.
      Eu lírico.

06 – Quando se diz que o menino “Carregava água na peneira”, pode-se afirmar que a expressão foi usada no:
a. Sentido real ou denotativo.
b. Sentido figurado ou conotativo.

07 - Releia: “A mãe disse que carregar água na peneira / Era o mesmo que roubar um vento e / Sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.” A expressão que permite a comparação entre carregar água na peneira e roubar um vento é:
a) O mesmo que.
b) Sair correndo.
c) Roubar um vento.
d) Mostrar aos irmãos.

08 – Releia:
“Com o tempo descobriu que escrever seria
o mesmo que carregar água na peneira.

No escrever o menino viu
que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo
ao mesmo tempo.”
        As palavras destacadas indicam que as ações do menino se localizam no tempo:
a) Presente.
b) Passado.
c) Futuro.

09 – Observe: “O menino fazia prodígios.
                         Até fez uma pedra dar flor!
                         A mãe reparava o menino com ternura.”
        A pontuação é um recurso utilizado na escrita para expressar sensações e sentimentos presente na nossa fala. O uso do ponto de exclamação revela:
a) Dúvida quanto ao futuro do menino.
b) Admiração pela proeza do menino.
c) Surpresa.
d) Advertência.

10 – Releia: “A mãe falou: meu filho você vai ser poeta.” O uso dos dois pontos indica:
a) A apresentação de uma dúvida.
b) A apresentação da fala mãe do menino.
c) A introdução de uma explicação.
d) A apresentação de uma certeza.

11 – De acordo com a leitura do poema, explique o que possibilitou a comparação feita pela mãe do menino entre o gosto do filho em carregar água na peneira e o ofício de poeta.
      Resposta pessoal do aluno. (A resposta tem como elemento comparativo a imaginação).




Um comentário:

  1. Que ação o menino representa a linguagem simbólica presente no poema???

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