quarta-feira, 27 de junho de 2018

TEXTO: AS BELEZAS NATURAIS DA GRUTA DE MAQUINÉ - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: As belezas naturais da Gruta de Maquiné

     Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.
      A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.
        A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local. 
        Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.
                          Disponível em: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/
Entendendo o texto:

01 – O texto tem fim:
a) jornalístico
b) didático
c) científico
d) turístico.

02 – Pela leitura do texto, podemos concluir que a paleontologia estuda:
      As formas de vida existentes em períodos geológicos remotos, por meio de fósseis encontrados.

03 – Em todas as alternativas, encontra-se registro de opinião, exceto em:
a) “Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem [...]”
b) “[...] possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas [...]”
c) “O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.”
d) “Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista.”

04 – No trecho “Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.”, o termo destacado indica uma:
a) ênfase
b) inclusão
c) hipótese
d) retificação

05 – Em “Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais.”, o pronome grifado substitui:
      “O dinamarquês Peter Wihelm Lund”.

06 – “Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.”, a parte sublinhada funciona sintaticamente como:
a) complemento nominal
b) predicativo do sujeito
c) adjunto adnominal
d) adjunto adverbial.

07 – No segmento “a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte.”, as vírgulas foram utilizadas para:
      Sinalizar a inserção do aposto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário