quinta-feira, 14 de junho de 2018

CONTO: A ÁRVORE - AUTOR DESCONHECIDO - COM GABARITO

Conto: A ÁRVORE

        A árvore tem um amigo muito especial, o passarinho.
        Certo dia, a árvore ao ver o passarinho falou:
 - Amigo passarinho, você é muito importante para mim. Você carrega as sementes e come os bichos que estragam as minhas folhas.
        O passarinho piou e disse:
        -- Árvore amiga, eu lhe devo minha vida. Aqui eu faço o meu ninho. Aqui eu pego a minha comida, aqui eu fico seguro dos perigos.
        A árvore logo disse:
        -- Nessa vida, um amigo ajuda o outro.

                                                                         Autor desconhecido.
Entendendo o conto:
01 – Quais são os personagens desta história?
      A árvore e o passarinho.

02 – Quem é o amigo especial da árvore?
      O passarinho.

03 – Qual é a importância das árvores para nós?
·        Providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência.
·        Ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação.
·        São responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade.
·        Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.

04 – Você já ajudou alguém? escreva como foi essa ajuda.
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual foi a última palavra da árvore?
      “-- Nessa vida, um amigo ajuda o outro.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário