quinta-feira, 28 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): O GRANDE DITADOR - CHARLES CHAPLIN - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): O GRANDE DITADOR


 Data de lançamento para filmes online (2h 06min)
Direção: Charles Chaplin
Gênero Comédia
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

        Adenoid Hynkel (Charles Chaplin) assume o governo de Tomânia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu (Charles Chaplin), que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bactéria.

Entendendo o filme:
01 – Quem são os atores principais do filme O Grande Ditador?
a)   Charlie Chaplin e Hanna Chaplin.
b)   Charlie Chaplin e Oona O’Neill.
c)   Charlie Chaplin e Paulett Goddard.
d)   Ooona O’Neill e Jack Oakie.
e)   Jack Oakie e Hanna Chaplin.

02 – A quem o filme faz crítica?
a)   Lênin e também a Stálin.
b)   Adolf Hitler e também a Benito Mussolini.
c)   Aos presidentes do E.U.A. da época.
d)   Margareth Thatcher.
e)   Rei Jorge VI (rei da Inglaterra na época).

03 – O filme começa falando de uma grande semelhança (de aparência) entre um barbeiro judeu e Adenold Hynkel. Sobre o barbeiro judeu, é correto afirmar:
a)   Ele estava na guerra pela Tomânia; ajudou um soldado chamado Shultz. O avião em que ambos estavam caiu e termina assim: a Tomânia foi derrotada a guerra e o barbeiro judeu ficou com amnésia.
b)   Ele estava na guerra pela Tomânia; ajudou um soldado chamado Shultz. O avião em que ambos estavam caiu e termina assim: a Tomânia venceu, porém Shultz morreu.
c)   Ele estava na guerra lutando pela Tomânia; o seu país venceu, porém ele na comemoração, distraído, levou um tiro de um adversário e ficou tetraplégico.
d)   Ele estava na guerra, lutando pela Tomânia e foi um destacado e valente soldado; porém, pelo antissemitismo, ele foi preso por vinte anos.
e)   N.D.A.

04 – Quem é Hannah?
a)   Foi a mãe do barbeiro.
b)   É a filha do barbeiro.
c)   É uma secretária de Hynket, por quem o barbeiro acaba se apaixonando.
d)   É uma moça do gueto, por quem o barbeiro acaba se apaixonando.
e)   É uma médica do hospital em que o barbeiro estava, que o ajudou a fugir do hospital.

05 – O barbeiro foge do hospital, porém encontra aquela desordem, principalmente no gueto. O que ele faz para ser atacado por milicianos?
a)   Sem saber de nada, ele vai à sua loja localizada no gueto e limpa o que os milicianos escreveram como ofensa. Por tanta resistência, ele é atacado.
b)   Quando ele foge do hospital, atropela sem querer um miliciano. Ele pede desculpas, porém não adianta e então quase vai preso.
c)   Ele passou um tempo de fome e foi protestar em frente ao palácio de Hynket.
d)   Ele entrou num parque reservado aos alemães não judeus.
e)   N.D.A.

06 – No momento em que é atacado e quando já iria ser enforcado devido à sua resistência, ele é salvo por alguém. Quem é essa pessoa?
a)   Por um soldado que estava no local e se compadeceu dele.
b)   Pelo próprio Hynkel.
c)   Pelos médicos do hospital onde ele estava internado.
d)   Por um turista americano que passeava pelo local.
e)   Pelo general Shultz.

07 – Havia um país, que muitos judeus estavam fugindo para lá (que até as pessoas do gueto em que o barbeiro morava planejaram fugir para o lugar) e que Hynkel ansiava dominar. Que país era esse?
a)   Estados Unidas da América.
b)   Osterlich.
c)   Bactéria.
d)   Upalândia.
e)   País das Maravilhas.

08 – Hynkel tornou-se favorável para com os judeus. Por que ele fez isso?
a)   Porque ele queria dominar Osterlich, e não conseguiu dinheiro emprestado. O único banqueiro que sobrou foi Epstein, um judeu. Por esse motivo fez tal favor.
b)   Ele estava um dia examinando fotos suas e documentos e até que achou uma carta de adoção. Foi pesquisar quem era seus pais verdadeiros e viu que era um judeu. Por tal motivo se tornou favorável e começou a perseguir alemães.
c)   Viu que financeiramente, os judeus eram mais poderosos do que ele. Para não se prejudicar, fez tal coisa.
d)   Ele se arrependeu profundamente.
e)   N.D.A.

09 – Hannah e o barbeiro têm um encontro, porém não dá certo. Por quê?
a)   Porque aconteceu um acidente no caminho e o barbeiro quase morre.
b)   Porque aconteceu um acidente no caminho e Hannah morre.
c)   Porque Hannah não conseguiu o objetivo e fez um discurso ameaçador. Todos os moradores do gueto voltaram correndo para as casas.
d)   Porque Hynkel não conseguiu o objetivo e mandou vários milicianos, silenciosamente para massacrar os moradores do gueto.
e)   N.D.A.

10 – Hynkel manda Shultz para perseguir os judeus, porém ele recusa e por isso foi mandado para o campo de concentração. Quando ouviu a tal condenação, fugiu para o gueto. Essa afirmação é:
(X) Verdadeira.
(   ) Falsa.

11 – Shultz chega para os moradores do gueto e fala seu plano, que é assim: cada homem no local recebeu um bolo, e diante de um dos bolos há uma moeda. O homem que tiver com a moeda, irá explodir o palácio de Hynkel. O Sr. Jaeckel estava com a moeda e cumpriu o dever: explodiu o palácio. Essa afirmação é:
(   ) Verdadeira.
(X) Falsa.

12 – Shultz era mais um procurado. Os milicianos vasculharam todo o gueto e Shultz e o barbeiro (procurado também, acusado de “corromper” Shultz) tentam fugir para um lugar. Para onde eles tentam fugir?
a)   Para uma fazenda próxima.
b)   Para um porão na casa.
c)   Para um país distante.
d)   Para uma outra casa fora do gueto.
e)   Para o telhado.

13 – O ditador da Bactéria, Napoloni, visita Tomânia, com “no fundo” uma disputa com Hynkel tem um objetivo com Napoloni. Qual o objetivo de Hynkel com Napoloni?
a)   Convencer a ele não invadir Osterlich para que o domínio de tal país seja seu.
b)   Começar uma amizade sadia entre os dois.
c)   Pedir a ele para invadir Osterlich, por questões de política.
d)   Para que ambos assinem um tratado em que a Espanha seja de Hynkel e Portugal seja de Napoloni.
e)   N.D.A.

14 – As pessoas do gueto onde Hannah morava fugiram para Osterlich, enquanto Shultz e o barbeiro fugiram do campo de concentração e então ocorre uma confusão. Como ocorre essa confusão?
a)   Pela semelhança, o barbeiro é confundido com Hynkel e Shultz como seu respectivo “perdoado” e com direito a “invadir” Osterlich. Enquanto Hynkel, estava caçando patos e, quando atirou, foi confundido com o barbeiro.
b)   Quando Shultz e o barbeiro fugiram, foram confundidos como cozinheiros de Hynkel; os dois aproveitaram a situação e envenenaram Hnkel.
c)   Shultz é confundido com o Napoloni e faz tratados absurdos com Hynkel.
d)   Hynkel é confundido com o barbeiro, enquanto o barbeiro foi preso de novo e as autoridades do campo de concentração ficaram na dúvida e liberam o barbeiro.
e)   N.D.A.

15 – Depois da confusão, o barbeiro faz um belo discurso. O que ele fala após o discurso?
a)   Que ele era judeu.
b)   Que iria perseguir todos os milicianos que perseguiram os judeus.
c)   Deu ânimo à sua amiga Hannah.
d)   Deu ânimo à sua família presa no campo de concentração.
e)   N.D.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário