terça-feira, 10 de abril de 2018

TEXTO: VITÓRIA-RÉGIA - DIDÁTICO-CIENTÍFICO - GABRIELA BRIOSCHI - COM GABARITO

TEXTO:  VITÓRIA – RÉGIA -  Didático-científico

     Ela ganhou esse nome como uma homenagem à rainha Vitória, da Inglaterra.
       Os índios Guarani chamam essa planta de “yrupé”: que quer dizer “prato d`água”. Elas são mesmo como bandejas verdes e aguentam até uma criança pequena em cima dalas!
        É da mesma família das ninfeias da Europa e dos lótus da Ásia, todas plantas aquáticas.
        Suas raízes ficam no fundo da água, de onde sai um ramo coberto de espinhos. A superfície inferior da folha tem pequenos canais cheios de ar, que funcionam como pequeninas boias – por isso ela flutua. Sua flor é a maior da região amazônica. Durante seus três únicos dias de vida, muda de cor. Tem várias camadas de pétalas e, no meio, um botão circular guarda as sementes. Essas flores só se abrem à noite e medem aproximadamente trinta centímetros! Seu perfume é delicioso.
        A vitória-régia é uma planta aquática típica dos rios da Amazônia. Foi levada para muitos lugares do mundo por sua beleza.
        De noite, quando as flores estão abertas, os besouros vão dentro delas e, como elas se fecham ao amanhecer, ficam presos ali.

     Gabriela Brioschi. Plantas do Brasil. São Paulo: Odysseus, 2003.

Entendendo o texto:
01 – Qual é o tema do texto lido?
      O texto fala sobre as características da planta vitória-régia. Educador: faça esta pergunta para os alunos responderem oralmente antes de registrarem a resposta por escrito.

02 – Releia os seguintes trechos do texto:
      Trecho 1: é da mesma família das ninfeias da Europa e dos lótus da Ásia, todas plantas aquáticas.

      Trecho 2: sua flor é a maior da região amazônica. Durante seus três únicos dias de vida, muda de cor. Tem várias camadas de pétalas e, no meio, um botão circular guarda as sementes.

     a)   Transcreva cinco características da vitória-régia.
      É da família das ninfeias da Europa e dos Lótus da Ásia (todas plantas aquáticas); sua flor é a maior da região amazônica; durante seus três únicos dias de vida, muda de cor; tem várias camadas de pétalas; no meio, um botão circular guarda as sementes.

     b)   Essas características foram atribuídas à planta pela ciência? Como você concluiu isso?
      Sim. É possível concluir isso pelo fato de as informações serem baseadas na observação e na comprovação objetiva.

03 – A partir da leitura e dos exercícios sobre a lenda e o texto didático-científico que trata da vitória-régia, compare o tema e o que se diz sobre essa planta.
        Identifique as semelhanças e as diferenças entre os dois textos completando as frases a seguir.

        Semelhanças e diferenças
        O tema dos dois textos é: semelhante.

        O que se diz sobre a vitória-régia nos dois textos é: diferente.

        Segunda etapa: Construa uma justificativa para cada resposta, seguindo a orientação do educador.

- O tema dos dois textos é: semelhante, pois tem como central a vitória-régia.

-  O que se diz sobre a vitória-régia nos dois textos é: diferente, pois eles explicam de modo diverso a origem da planta. O primeiro é uma lenda e conta a origem da vitória-régia baseando-se na tradição indígena e o segundo explica a origem por meio de informações científicas.









Um comentário:

  1. Muito obrigado de coração por me ajudar que Deus lhe pague em dobro

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