quinta-feira, 12 de abril de 2018

FILME(ATIVIDADES): DESMUNDO - ALAIN FRESNOT - COM SINOPSE E ATIVIDADES GABARITADAS

Filme(Atividades): Desmundo


Data de lançamento desconhecida (1h 40min)
Direção: Alain Fresnot
Gêneros DramaHistórico
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Brasil, por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela (Simone Spoladore), é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D'Aragão (Cacá Rosset) se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), que a leva para seu engenho de açúcar. Oribela pede a Francisco que leh dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas "obrigações", mas paciência é algo que seu marido não tem e ele praticamente a violenta. Sentindo-se infeliz, ela tenta fugir, pois quer pegar um navio e voltar a Portugal, mas acaba sendo recapturada por Francisco. Como castigo, Oribela fica acorrentada em um pequeno galpão. Deprimida por estar sozinha e ferida, pois seus pés ficaram muito machucados, ela passa os dias chorando e só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português que também morava na região.

Ficha Técnica
Título Original: Desmundo
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 101 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 2003
Distribuição: Columbia Pictures do Brasil
Direção: Alain Fresnot
Roteiro: Sabina Anzuategui e Alain Fresnot, baseado em livro de Ana Miranda


Entendendo o filme:

01 – Questões para compreensão do filme:
a)   Localize a época e o local em que a história narrada no filme se passa.
No século 16, em meados de 1530. Foi recriada cidades-vilas, com tudo que existia na época, como casas, comércios, igreja e ruas lamacentas para o cotidiano dos portugueses no Brasil.

b)   Que personagens históricos são localizáveis dentro da trama?
O padre Jesuíta, Francisco Albuquerque e Oribela.

02 – Que representa este épico “Desmundo”?
      Respeita a história que está escondida naquele emaranhado de fala portuguesa quinhentista reproduzida ficcionalmente.

03 – Nos manuais de história vemos que a sociedade colonial brasileira se caracterizou pelo patriarcalismo. O filme dialoga com essa concepção? Justifique sua resposta a partir da personagem Oribela.
      Sim. Oribela, uma órfã portuguesa de 13 anos aqui trazida, com outras seis, para se casar com colonos e assim garantir a pureza racial dos descendentes de portugueses, era uma aventura da intimidade, de horror e da esperança diante dos novos pagãos.

04 – No filme, assim como na história, como ocorria a catequização dos índios brasileiros?
      Uma das principais tarefas dos jesuítas seria trazer os índios para a “verdadeira” fé cristã. Tarefa que se mostrou de difícil execução no decorrer do processo. Para os jesuítas, extinguir costumes como a nudez, a poligamia, a antropofagia, entre outras, seria de extrema dificuldade, pois acreditavam que os índios estavam sendo governados pelo demônio, portanto, um trabalho longo e perigoso.

05 – Francisco Albuquerque, marido de Oribela, embora personagem fictício, pode ser tomado como modelo imaginável de muitos dos primeiros colonos brasileiros. Em sua opinião, Francisco se assemelha a que personagem da América Portuguesa: um sesmeiro, um bandeirante ou um comerciante de produtos da terra?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – No período colonial, os portugueses estavam se prostituindo com as índias, aqui no Brasil. O que a Rainha de Portugal juntamente com a igreja católica resolveram fazer?
      Enviar para o Brasil de seus orfanatos, mulheres para casar com os colonos para preservar a elite branca. (Portuguesa).

07 – Qual o conceito de matrimônio naqueles dias?
      Era bastante vago, pois o casamento era forçado e os nubentes nem se conheciam até o casamento, na maioria das vezes, e era atrelado ao dote.

08 – O filme aborda uma questão muito polêmica “violência sexual”. Explique.
      As relações sexuais era um verdadeiro estrupo. A satisfação feminina não fazia parte da educação sexual daquela sociedade, a mulher era objeto do prazer masculino e da reprodução.

09 – Quais as características das habitações nesta época?
      Não havia janelas e era no interior das casas bastante escuro, as casas ficavam localizadas em áreas rodeadas por escravos que poderiam se revoltar e invadir aquelas habitações, e também possíveis epidemias que poderia ser transmitida pelo vento.

10 – Como era a comunicação daquela sociedade?
      Era bastante tensa e se comunicavam muito por meio de gestos (comunicação gestual). Isto fica exemplificado, através do olhar da mulher (Antônia) no filme, que denotava para seu marido “sensualidade”, pelo fato de ter fixado em outro homem seu olhar.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" Chico Xavier


Um comentário: