sexta-feira, 13 de abril de 2018

CONTO: COMO AJUDAR SEU FILHO PEQUENO A LIDAR COM A VAIDADE - COM GABARITO

Conto: COMO AJUDAR SEU FILHO PEQUENO A LIDAR COM A VAIDADE


    O excesso de vaidade pode prejudicar o desenvolvimento físico e psicológico de seu filho. Saiba como evitar isso desde cedo Adriana Carvalho Escolher uma roupa bonita para ir à festinha, passar batom, usar perfume: a vaidade pode se manifestar desde muito cedo na vida das crianças. Quando praticada com moderação, ela é muito saudável, pois ajuda a construir a boa autoestima dos pequenos. "Na medida certa, a vaidade é benéfica e necessária, pois funciona como uma motivação: estimula a criança a querer ser admirada", explica a educadora Marta Campos, coordenadora de apoio pedagógico da Escola Viva, de São Paulo.
        O problema é quando a preocupação com a vaidade se torna excessiva, colocando em risco o desenvolvimento físico e psicológico dos filhos. É o caso das crianças que usam sapatos com salto alto ou roupas que as deixam parecidas com mini adultos. Também é o caso daquelas que são incentivadas a valorizar apenas o que é "de marca" ou o que custa muito caro.
    O melhor jeito de ensinar é pelo exemplo. "Se a mãe ou pai são extremamente vaidosos, podem reforçar esse comportamento nos filhos", diz Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio. "Por isso, os pais devem saber dosar a preocupação com a vaidade e dar exemplos também da importância de outros valores como a inteligência, a honestidade, a humildade, etc. Mostrar que não é fundamental ter a roupa mais cara ou o carro da moda", afirma Andrea.
                                                                                    Disponível em:
< www.educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-ajudar-seu-filho-pequeno-lidar-vaidade743075.shtml >
                                            Acesso em: 19 de jul. 2016. (Fragmento)
Entendendo o texto:
01 – O texto aborda a vaidade na infância. Segundo a autora, esse sentimento:
A) é preocupante quando coloca em risco apenas o desenvolvimento físico.
B) deve ser um comportamento combatido pelos pais.
C) nunca é benéfico ou necessário.
D) pode ajudar na construção da autoestima das crianças.

02 – Leia: "Se a mãe ou pai são extremamente vaidosos, podem reforçar esse comportamento nos filhos." A expressão destacada exprime uma ideia de:
A) comparação.
B) consequência.
C) tempo.
D) dúvida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário