domingo, 29 de abril de 2018

FÁBULA: O LOBO E O CORDEIRO - ESOPO - COM GABARITO

FÁBULA: O LOBO E O CORDEIRO
                  Esopo

       Aquele verão estava muito quente e um lobo dirigiu-se a um riachinho, disposto a refrescar-se um pouco. Quando se preparava para mergulhar o focinho na água, ouviu um leve rumor e viu a grama se mexendo. Ao olhar em direção ao barulho, avistou, logo adiante, um cordeirinho, que bebia tranquilamente.
   — Que sorte! – pensou o lobo. – Vim para beber água e encontro comida também... 
       Pôs um tom severo na voz e chamou: 
   — Ei, você aí!
 — É comigo que o senhor está falando? – surpreendeu-se o cordeirinho.     – Que deseja?
 __ O que é que eu desejo? Ora, seu mal-educado! Não vê que, ao beber, você suja a minha água? Nunca ninguém ensinou você a respeitar os mais velhos? 
     — Senhor... Como pode dizer isso? Olhe como bebo com a ponta da língua... Além do mais, com sua licença, eu estou mais abaixo, e o senhor mais acima... A água passa primeiro pelo senhor e só depois por mim. Não é possível que eu o incomode! – respondeu o cordeirinho, com voz trêmula. 
       — Ora essa! Com a sua idade já quer me ensinar para que lado corre a água?
       — Não, de jeito nenhum, não é isso... Só queria que reparasse... 
     — Que reparar que nada! Você não me engana! Pensa que escapará, como no ano passado, quando andava por aí, falando mal da minha família? “Os lobos são assim, os lobos são assados!” Você teve muita sorte, por nunca termos nos encontrado, senão eu já teria mostrado a você como são os lobos!
       — Nem imagino quem lhe contou isso, senhor, mas é mentira. A prova é que, no ano passado, eu ainda nem tinha nascido... 
       — Pois, se não foi você, foi o seu pai! – rosnou o lobo, saltando em cima do pobre inocente e devorando-o. 

Moral: Quando uma pessoa está decidida a fazer mal, qualquer razão lhe serve, inclusive uma mentira.
                                         (Livro Fábulas de Esopo – editora Paulus).

Entendendo o texto:
01 – Desde o início, qual era a intenção do lobo em relação ao cordeiro?
       A – (X) Comer o cordeiro.
       B – ( ) Descobrir se era o cordeiro que andava sujando a água do rio.
       C – ( ) Saber se o cordeiro é quem andava falando mal dele.
       D – ( ) Fazer amizade com o cordeiro.
       E – ( ) Ensinar o cordeiro a respeitar os mais velhos.

02 – Durante toda a conversa com o lobo, o cordeiro demonstrou:
       A – ( ) aborrecimento.
       B – ( ) covardia.
       C – (X) educação.
       D – ( ) arrogância.
       E – ( ) indiferença.

03 – De acordo com o texto, por que era impossível o cordeiro sujar a água do lobo?
       A – ( ) Porque o cordeiro era muito pequeno.
       B – ( ) Porque o rio era muito grande.
       C – ( ) Porque a água do rio era totalmente poluída.
       D – ( ) Porque o cordeiro não encostava a língua na água.
       E – (X) Porque o cordeiro bebia água depois que ela já havia passado pelo lobo.


Um comentário:

  1. my god how the brazilian fables are amazing i just loved it with my heart!! I would like you to post more fables of this type. I'm an American from the USA and I love Brazil and its diverse world (thanks <3)

    ResponderExcluir