quarta-feira, 11 de abril de 2018

POEMA: MINHA MUSA - ÁLVARES AZEVEDO - COM GABARITO

    Poema: MINHA MUSA  - Álvares Azevedo
1-                                                 

                                                                                                                                                                                                  
Minha musa é a lembrança                     Se na lira voluptuosa
Dos sonhos que eu vivi                           Entre as fibras que estalei
É de uns lábios a esperança                   Um dia atei uma rosa
E a saudade que eu nutri!                       Cujo aroma respirei...
É a crença que alentei                             Foi nas noites de ventura,
As luas belas que amei                            Quando em tua formosura
E os olhos por quem morri!                      Meus lábios embriaguei!
2-                                                                                                                                                                                                                                                                 
Os meus cantos de saudade                    E se tu queres, donzela,
São amores que eu chorei:                      Sentir minha alma vibras
São lírios a mocidade                               Solta essa trança tão bela
Que murcham porque te amei!                 Quero nela suspirar!
As minhas notas ardentes                         Descansa-me no teu seio
São as lágrimas dementes                        Ouvirás no devaneio
Que em teu seio derramei!                        A minha lira cantar!
           
Do meu outono os desfolhos,
Os astros do teu verão,
A languidez de teus olhos
Inspiram minha canção.
Sou poeta porque és bela,
Tenho em teus olhos, donzela,
A musa do coração!                                           

                                     
 AZEVEDO, Álvares. Obras completas.
Organização Homero Pires. 8 ed.
                            São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1942.

Entendendo o poema:
01 – No poema, a saudade da amada (estrofes 1, 2 e 4) e a esperança do reencontro (estrofe 5) são temas que expressam uma ligação do homem romântico com o tempo.
Qual a relação entre esses temas, o estado de insatisfação do eu lírico e a ligação do sujeito romântico com o tempo?
       O eu lírico no romantismo não se ajusta ao presente e, comumente, foge desse momento que só lhe traz dissabores, procurando no passado um refúgio.

02 – Na literatura romântica, o homem se coloca, com frequência, numa posição simulada de vassalo, a cortejar e a adorar passivamente sua senhora, figura em geral idealizada.
Que função sintática revela esse posicionamento da figura masculina, no verso: “Descansa-me no teu seio” (última estrofe)? Justifique sua resposta.
       Objeto direto, porque representa o ser que receberá ação praticada pela pessoa amada.



Um comentário: