segunda-feira, 9 de abril de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): ÍNDIOS - LEGIÃO URBANA - COM GABARITO

Música(Atividades): Índios

                                                               Legião Urbana
Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha

Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano de chão
De linho nobre e pura seda

Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente

Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer

Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto como o mais importante
Mas nos deram espelhos
E vimos um mundo doente

Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho, entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim

E é só você que tem a
Cura pro meu vício de insistir
Nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi

Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes

Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos obrigado

Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho, entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim

E é só você que tem a
Cura pro meu vício de insistir
Nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi

Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.

Compreendendo o texto:

1 – No título a palavra “Índios” está escrito entre aspas, por quê?
      Para nos mostrar a boa e grande ironia intelectual do autor que fala de falsos índios.

2 – O que significa a palavra “índios”?
      Significa que a canção diz respeito a quem é ingênuo e puro, livre de maldade, tal como os índios.

3 – Na canção, o autor inicia várias estrofes com o verso: “Quem me dera ao menos uma vez”. Que figura sintática é esta?
      A figura é repetição.

4 – Na 5ª estrofe o autor se refere a: “... mas nos deram espelhos”, o que ele mostra nestes versos?
      Mostra o desejo de voltar ao passado, tentar compreender os fatos, mudar a história. Ele queria um mundo diferente, com pessoas menos egoístas.

5 – Na canção, o conceito da Trindade (um Deus que é Pai, Filho e Espirito Santo em uma só pessoa) nos remete à catequização dos índios. Para eles este conceito era tão incompreensível quanto o fato de Jesus ser morto pelo branco e Deus, que também é Jesus, continuar vivo explorado pelos brancos. Escreva a sua opinião.
      Resposta pessoal do aluno.

6 – Os Portugueses deram espelhos para agradar os índios. O que faz o governo, hoje, para comprar as famílias pobres?
      Ele cadastra estas famílias de baixa renda no bolsa família, entre outros programas.
7 – A 1ª estrofe da música faz referência à período histórico do Brasil?
a)   Que período é esse?
Descobrimento do Brasil.

b)   Qual o significado dos versos dessa estrofe?
Ele diz que gostaria de ter o ouro que lhe foi roubado por promessas mal feitas, promessas essas, que foram conquistadas com falsas imagens de amizade.

8 – Leia o trecho da letra da música a seguir.
      [...]
      Quem me dera ao menos uma vez
      Fazer com que...
      Não ser atacado por ser inocente.
      [...]
      Ao utilizar a letra da música Índios, de Renato Russo, para motivar o estudo dos povos indígenas na época das grandes navegações, o professor deve:
a)   Desconsiderar aspectos que caracterizam a produção de uma letra de música, conforme procedimento conferido os fatos históricos.
b)   Descartar o uso de relatos e imagens do período histórico a ser tratado, para facilitar aos alunos a contextualização dos acontecimentos.
c)   Evitar anacronismo, abordando o contexto histórico da época em que foi feita a letra da música e aquele relacionado ao acontecimento.

d)   Afastar-se dos conhecimentos prévios e das representações dos alunos, que dificultam a compreensão da história.

6 comentários: