sexta-feira, 13 de abril de 2018

NOTÍCIA: NO RIO, TUBULAÇÃO SE ROMPE E ESGOTO INUNDA SEBO E LIVRARIA - COM GABARITO


NOTÍCIA: NO RIO, TUBULAÇÃO SE ROMPE E ESGOTO INUNDA SEBO E LIVRARIA

     Jorrou esgoto do teto por 13 horas anteontem dentro do sebo Berinjela e de uma das mais tradicionais livrarias do Rio, a Leonardo da Vinci, que funciona desde a década de 1950 no subsolo do Edifício Marquês do Herval, na Avenida Rio Branco, centro da cidade. “Foi uma coisa dantesca. Não é ficção. Era uma cachoeira”, disse ontem Milena Duchiade, gerente da livraria. O estrago foi bem maior no sebo vizinho, com acervo de 28 mil livros, mas o prejuízo nos dois casos ainda não foi calculado.
         Por causado risco de curto-circuito, a sala da livraria foi interditada pela Defesa Civil e não abriu ontem. No sebo, ainda escorria um filete do teto. Os irmãos Daniel e Silvia Chomski, donos do berinjela, que funciona no local há 15 anos, contaram que ainda não tiveram coragem de ver a situação dos cerca de 20 mil livros estocados na sala dos fundos, a parte mais atingida. “A gente gosta de livro. Estou com medo de ir lá dentro. Foi o caos”, disse Silvia. Eles correram para tentar salvar parte dos 8 mil livros e centenas de CDs e DVDs expostos nas estantes.
         Preciosidade da casa, a primeira edição em francês de O Mito de Sísifo (1942), de Albert Camus, assinada pelo autor, escapou por sorte. “Graças a Deus, vendi na semana passada”, afirmou Daniel.
         Ele afirmou que os técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) demoraram 4 horas para chegar ao local. “Uma atendente chegou a dizer o prazo era de 72 horas.”
        A Cedae informou que, após uma vistoria, técnicos constataram que acima da laje da galeria do condomínio há uma tubulação de esgoto que não é ligada à rede. “A tubulação está corroída e não leva o esgoto a lugar nenhum. Dessa tubulação, vazou o esgoto que inundou os dois estabelecimentos”, informou a companhia, responsabilizando o condomínio, que foi notificado.
         Já o síndico, Elídio Moreira, culpa a Cedae pelo vazamento. Segundo ele, por falta de manutenção houve retorno do esgoto da rua pela tubulação.

                                            O Estado de São Paulo, 10/6/2010.

Entendendo o texto:
01 – Há, no texto, outras vozes além da do jornalista que noticia o fato.
     a) Identifique o trecho referente ao discurso de Milena Duchiade, gerente da livraria, e o trecho referente ao discurso de Silvia Chomski, dona do sebo.
      Discurso de Milena: “Foi uma” até “uma cachoeira”; discurso de Silvia: “A gente” até “Foi o caos”.

     b) Que sinal de pontuação foi empregado para marcar os trechos referentes ao discurso dessas pessoas?
      As aspas.

     c) O discurso de Elídio Moreira, síndico, é introduzido por uma expressão que reforça a ideia de que a informação apresentada é dele e não do jornalista. Qual é essa expressão
      Segundo ele.

02 – No início do 4º e do 5º parágrafos, as vozes de um dos donos do sebo e da Cedae, respectivamente, não aparecem em discurso direto, e sim na forma de discurso indireto identifique os trechos em que isso ocorre.
       Ele afirmou que os técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) demoraram 4 horas para chegar ao local. A Cedae informou que, após uma vistoria, técnicos constataram que acima da laje da galeria do condomínio há uma tubulação de esgoto que não é ligada à rede.

03 – Todo discurso é produzido numa situação específica e envolve aspectos como: quem está falando, com quem, com que finalidade, em que lugar, em que momento, etc. Os jornais geralmente assumem um compromisso com a verdade e, por isso, se propõem a relatar os fatos de modo imparcial, isto é, exatamente da forma como aconteceram, sem distorcê-los.
     a) Na notícia leda, predomina no discurso do jornalista a 1ª ou a 3ª pessoa? Justifique sua resposta.
      A 3ª pessoa, conforme demonstra o emprego de formas verbais como disse, afirmou, foi calculado.

     b) Com base no que você observou ao responder às questões anteriores, conclua: Que meios a imprensa utiliza para citar de modo fiel o discurso das pessoas?
      Utiliza a 3ª pessoa; emprega aspas para indicar que a fala de alguém está sendo reproduzida fielmente; reforça a autoria do texto com expressões como segundo fulano, disse beltrano, afirmou sicrano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário