sexta-feira, 27 de abril de 2018

TEXTO: O CAMINHO PARA A PAZ - DEMÉTRIO MAGNOLI - COM GABARITO

Texto: O CAMINHO PARA A PAZ

     “Os palestinos estão na Palestina porque esta é a sua terra, e a única terra natal do povo palestino [...]. Os judeus israelenses estão em Israel porque não há nenhum outro país no mundo a que os judeus, como povo, poderiam chamar seu lar. Como indivíduos, sim, mas não como povo, não como nação. Os judeus foram expulsos da Europa, exatamente da mesma forma que os palestinos foram inicialmente expulsos da Palestina e, em seguida, dos países árabes. Os palestinos tentaram, involuntariamente, viver em outros países árabes. Foram rejeitados, às vezes até humilhados e perseguidos, pela chamada “família árabe”. Tomaram conhecimento, da maneira mais dolorosa, de sua ‘palestinidade’, pois não eram desejados como libaneses, como sírios, como egípcios ou como iraquianos. Eles tiveram de aprender, pelo caminho mais difícil, que são palestinos e este é o único país em que eles podem segurar-se. [...].
        O que precisamos é de um compromisso doloroso. Porque ambos os povos amam o país, porque judeus israelenses e árabes palestinos têm raízes históricas e emocionais profundas, diferentes, mas profundas, no país [...]. Se há algo a esperar, isso é um divórcio justo e razoável entre Israel e Palestina. E os divórcios nunca são felizes, mesmo quando são justos. Especialmente esse divórcio específico, que será um divórcio bastante engraçado, porque as duas partes que se divorciam ficarão definitivamente no mesmo apartamento. Ninguém vai se mudar. Como este é muito pequeno, será preciso decidir quem fica com o quarto A e quem fica com o quarto B, e o que se fará em relação à sala de estar [...]. Muito inconveniente. Mas melhor do que o inferno vivo que todos enfrentando agora naquele país amado. Palestinos que são diariamente oprimidos, assediados, humilhados, que passam privações por causa do cruel governo militar israelense O povo israelense, que é diariamente aterrorizado por ataques terroristas impiedosos e indiscriminados contra civis, homens, mulheres, crianças, adolescentes, consumidores num shopping. Qualquer coisa é preferível a isto! Sim, um divórcio razoável”.

                             MAGNOLI, Demétrio. (org.). História das guerras.
                                     3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 449-50.

Entendendo o texto:
01 – Segundo Amós Oz, o que é a Palestina para palestinos e judeus?
     É a terra onde ambos devem viver. Isso fica evidente nos trechos: “Os palestinos estão na palestina porque esta é a sua terra, e a única terra natal do povo palestino” e “Os judeus estão em Israel porque não há nenhum outro país no mundo a que os judeus [...] poderiam chamar seu lar”.

02 – Você considerou Amós Oz imparcial ao descrever o drama judeu e o palestino?
     Resposta pessoal do aluno.

03 – Debatam, reflitam e opinem: vocês concordam com a tese do “divórcio justo e razoável” defendida por Amós Oz? Justifiquem.
     Resposta pessoal dos alunos em grupos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário