TEXTO: A
TV LIGA NOSSAS ANTENAS AO MUNDO
A televisão, desde que começou a se transformar no poderoso meio de comunicação
que é hoje, passou a ser tema de análises, estudos e discussões.
Muitos estudiosos criticam a influência da televisão na
vida das pessoas, argumentando que ela contribui muito para desfazer os laços
sociais das comunidades ou das famílias e que influencia em excesso na formação
da visão de mundo das pessoas, principalmente, das crianças e jovens.
Os professores apontam o fato de que a televisão afasta os jovens
da leitura, diminuindo-lhes a capacidade de imaginação, porque, num livro,
quando um lugar é descrito ou uma cena é narrada, o leitor exercita sua
capacidade inventiva, participando ativamente da construção do lugar ou da
cena; na TV, diferentemente, tudo é apresentado pronto.
Outra crítica que se faz à TV é quanto à qualidade do que
ela oferece ao público. Há programas apelativos; programas humorísticos com
personagens ridículas, preconceituosas; filmes em que a violência é mostrada
como a forma mais eficiente de resolver os problemas; programas infantis que,
mais que educar e divertir as crianças, criam nelas o desejo de possuir,
comprar e consumir.
Tudo isso é inquestionável. Basta ligarmos a TV para
comprovar.
Mas as virtudes da televisão talvez sejam maiores que seus
defeitos.
Inicialmente, é necessário lembrar que a TV é uma das pouquíssimas
opções de lazer gratuito para a população mais pobre. Além disso, ela é, para
milhões de pessoas, a única fonte de informação. Seus noticiários, embora quase
sempre superficiais, substituem a leitura de jornais e revistas, que poucos
leem, seja por falta de hábito de leitura, seja por falta de dinheiro para
comprá-los.
A televisão exerce também um importante papel de
orientação social nas campanhas de vacinação infantil, nas eleições e nas
campanhas de solidariedade, por exemplo.
Quanto à relação da TV com a leitura, é necessário não
posicioná-las como inimigas, pois ambas são formas distintas de diversão, lazer
e conhecimento. A televisão pode, inclusive, ser uma boa maneira de introduzir
as crianças e os jovens no mundo da leitura. Quando a televisão apresentou a
série O Sítio do Pica-pau Amarelo, houve um grande aumento no interesse das
crianças para ler os livros de Monteiro Lobato.
Se, no entanto, deixarmos de lado esses e tantos outros aspectos
mais cotidianos a respeito desse meio de comunicação e pensarmos na influência
mais ampla que ele exerce em nossas vidas, perceberemos por que a televisão
fascina tanto: ela coloca diante de nós, instantaneamente, a multiplicidade do
mundo.
É ela que nos possibilita ver o lançamento de uma nave espacial,
vibrar com um gol da seleção de futebol, tomar conhecimento de um problema
social, ver o nascimento de um filhote de uma espécie em extinção, ver uma
criança morta pela estupidez da fome ou da guerra. É ela que, ao nos mostrar as
alegrias e as tristezas do mundo, lembra-nos, de forma surpreendente ou
chocante, que somos parte dele.
Quem pode negar, então, que a TV, apesar de todos os seus
defeitos e distorções, mostra-nos a vida?
(Texto adaptado)
Entendendo
o texto:
01 – De acordo
com texto lido, pode-se destacar como uma característica positiva da televisão
o fato de:
A – ( ) influenciar, excessivamente, na visão de mundo das pessoas.
B – ( ) afastar os jovens da leitura.
C – ( ) oferecer programas de má qualidade.
D – (X) representar uma opção de lazer gratuito.
E – ( ) despertar, nas crianças, o desejo de possuir, comprar e consumir
produtos.
02 –
Houve indicação inadequada de vocábulo ou vocábulos, entre parênteses, que
podem substituir os termos destacados em:
A – ( ) “... argumentando que ela contribui muito...”
(televisão)
B – ( ) “... diminuindo-lhes a capacidade de imaginação...”
(jovens)
C – (X)
“... seja por falta de dinheiro para comprá-los.” (livros)
D – ( ) “... é necessário não posicioná-las como inimigas...” (TV e
leitura)
E – ( ) “... ao nos mostrar as alegrias...” (telespectadores
em geral) –
A – ( ) programas infantis
B – ( ) lazer gratuito
C – ( ) importante papel
D – (X) interesse das
crianças
E – ( ) influência mais ampla.
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