Filme(ATIVIDADES): SOCIEDADE
DOS POETAS MORTOS
Data de lançamento: 28 de fevereiro de 1990 (2h 08min)
Direção: Peter Weir
Gênero: Comédia dramática
Nacionalidade: EUA
SINOPSE E DETALHES
Em 1959 na Welton Academy, uma
tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo
professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a
pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio,
principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos
Poetas Mortos".
Compreensão do filme:
01 – Qual o formato da
proposta educacional da escola?
É uma instituição
preparatória ortodoxa, seu ensino é tradicional, outros princípios muito
preservados eram a disciplina, honra e excelência. A educação era engessada, a
escola pretendia apenas ensinar, não havia alguma intenção em fase o aluno
aprender e pensar, o aluno não tinha autonomia.
02 – Descreva como era a
relação professor e aluno, professor e escola.
Os professores
eram proibidos de criar um vínculo com os alunos, a escola queria apenas que os
professores realizassem uma ótima preparação para o vestibular. Os professores
utilizavam a “nota” para deter o aluno, era o método do tradicionalismo. Porém
o professor John Keating, transforma a rotina tradicional, e inspira seus
alunos a viverem a vida, mas a escola não aceita de modo algum este ensino
convencional.
03 – Como era o
comportamento da família e escola, família e aluno?
Os pais dos
alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e apoiam
plenamente a escola. Para os pais e a escola, os alunos deveriam aceitar as
imposições profissionalizantes, sem quebrar as regras, os alunos não aceitavam
a ideia de um regimento forte que seus pais e escola tinham o costume de impor.
A família e escola retiravam totalmente a liberdade dos alunos.
04 – Qual a diferença entre
o conhecimento baseado na aprendizagem mnemônica e aprendizagem voltada para
construção do sujeito?
A aprendizagem mnemônica, auxilia na
memória, é uma forma de memorizar fórmulas e listas, de maneira simples, é uma
sequência que possui um sentido, uma lógica. Já na aprendizagem voltadas para a
construção do sujeito, “o sujeito da educação é o corpo, porque é nele que está
a vida. É o corpo que quer aprender para poder viver”. (Rubem Alves). A
educação visa conhecimento, consciência e organização para afirmação do
sujeito.
05 – Qual o significado da
cena dos garotos andando na escuridão com uma lanterna?
Os garotos são
cheios de sonhos, e vontade de viver, a cena dos garotos andando na escuridão
com uma lanterna significa a quebra para uma renovação, significa uma luz na
mente dos alunos, pois eles querem uma decisão em suas vidas.
06 – Qual é a representação
da entrada na caverna durante a noite?
O professor John
Keating desperta em alguns alunos a necessidade deles buscarem a si mesmos, com
intenção de firmar sua personalidades. Os jovens acabam entrando na caverna
durante a noite, isto acaba representando a devida “liberdade”, a vontade de
viver a vida, o conceito do “Carpe Diem”. (Vontade de viver a vida
intensamente).
07 – Qual o significado dos garotos
subirem nas carteiras e o professor observar pela fresta da porta?
Os garotos sobem
nas careiras, como significado de observar a vida com outros olhos, com
pensamentos e opiniões, a ideia de não perder o tempo precioso. O professor ao
observar pela fresta da porta percebe que sua metodologia passou segurança para
seus alunos, agora eles são sujeitos, e proclamam o ato de viver.
08 - Onde se passa a trama do filme?
A trama se dá em
uma escola, um internato masculino, que adota um sistema de ensino tradicional
de conservador bastante rígido, focado claramente para ingressar os alunos em
faculdades renomadas.
09 – Como devem ser escolhidos
e trabalhados os conteúdos de ensino na visão do professor / personagem e em
que cena atesta seu posicionamento em relação a esses aspectos?
O professor é
avesso ao método tradicionalista. Ele estimula o aluno a pensar e analisar as
poesias com suas experiências. A cena que atesta esse fato é quando ele manda
rasgar as folhas de introdução de um livro de análise de poesia. Ele ensina que
não se pode analisar poesia como gráficos, pois elas contêm “palavras e ideias
que podem mudar o mundo.”
10 – Indique uma cena que
expresse um princípio de aprendizagem significativa:
Papel do
professor: estimulador e facilitador da aprendizagem.
Cena: O aluno Anderson é tímido e
introvertido, o professor o estimula a gritar e consegue com que o aluno faça a
poesia oralmente, desafiando-o a soltar o pensamento e estimula o potencial
contido. O aluno não só declama a poesia, como se surpreende com o texto. Este
é um exemplo de aprendizagem significativa, em que o aluno é estimulado pelo
professor e dá o feedback da aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário