sexta-feira, 27 de abril de 2018

TEXTO: BARACK OBAMA: PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS - ÂNGELA PIMENTA- COM GABARITO

Texto: BARACK OBAMA: presidente dos Estados Unidos

         Seu nome é esperança.

    “Barack Obama tem data marcada para começar a governar a maior economia do mundo – 20 de janeiro de 2009 –, mas, aconteça o que acontecer, seu nome já foi escrito na História. Eleito graças às aspirações por mudança do povo americano, Obama não tem alternativa senão a transformação radical da maior potência econômica do planeta. Seu governo terá necessariamente de ser de ruptura com o passado. E isso não é uma previsão – é a lógica. Aos 47 anos, Barack Obama terá em mãos um país humilhado por seus próprios erros e esperançoso em sua história capacidade de recuperação e inovação. O próprio senador democrata é a primeira manifestação dessa capacidade. Nunca um político negro havia se candidatado à Presidência dos Estados Unidos, uma sociedade que 40 anos atrás acreditava na segregação racial. Pois Obama, um desconhecido ativista de Illinois, concorreu – e ganhou. Era de supor que ele, como tantos outros negros americanos bem-sucedidos, levasse a bandeira racial para conquistar parte do eleitorado. Mas Obama sabia que não iria a lugar algum com divisões. Desde o início, apelou a cada americano – branco ou negro, pobre ou rico, liberal ou conservador. Essa enorme capacidade de agregar, a descoberta de um desejo latente por mudança e um brilhantismo midiático deram-lhe a vitória nas urnas.
        [...].
                           PIMENTA, Ângela. In: Revista Exame, edição 934,
                                                        Ano 42, n. 25, 31 dez. 2008. Disponível em:
                               http://portalexameabrilcom.br/.
Acesso em: 5 mar.2009.

Entendendo o texto:
01 – Segundo o texto, qual foi a estratégia usada por Obama durante a campanha eleitoral?
     Obama buscou o voto de todos os americanos, brancos ou negros, ricos ou pobres, e manteve um tom conciliador nos seus discursos, enfatizando que queria governar os Estados Unidos da América no Norte.

02 – Debatam, reflitam e opinem: Barack Obama e sua equipe conseguiram enfrentar a crise mundial iniciada em 2008?
     Resposta pessoal dos alunos: A questão visa estimular o debate; sugerimos pedir aos alunos que façam um levantamento das ações do governo Barack Obama para tirar o país da recessão. Inicialmente, o governo Obama mostrou capacidade de articulação política, conseguindo apoio da maioria no Congresso e aprovando em 14/02/2009 um pacote milionário de estimulo à economia, no valor US$ 78 BILHÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário