quinta-feira, 26 de abril de 2018

FILME(ATIVIDADES): MOGLI - O MENINO LOBO - JON FAVREAU - COM ATIVIDADES GABARITADAS

Filme(atividades): MOGLI - O MENINO LOBO

Data de lançamento: 14 de abril de 2016 (1h 46min)
Direção: Jon Favreau
Gêneros: AventuraFamíliaFantasia
Nacionalidade: EUA

SINOPSE E DETALHES
Não recomendado para menores de 10 anos.
        A trama gira em torno do jovem Mogli (Neel Sethi), garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo (Bill Murray) e da pantera negra Bagheera (Ben Kingsley), sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan (Idris Elba), que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.

 Entendendo o filme:
01 – Qual a situação inicial do filme Mogli, O Menino Lobo?
      Mogli vivia com os lobos na floresta.

02 – Qual é o conflito que dá desenvolvimento a história do filme?
       O medo de ser perseguido pelo tigre, e acabou descobrindo sua história.

03 – Por que gostamos do filme tanto desta história? E por que ela emociona e inspira pessoas de qualquer idade?
      Pela grandiosidade de sua mensagem: uma história de respeito pelo nosso meio ambiente e pelos seres que vivem nele, recheada de aventuras e com uma mensagem profunda sobre a amizade e o espírito de luta, que tanto agrada as crianças.

04 – De acordo com o filme; “Nenhum dos habitantes da selva gosta de ser perturbado, e todos estão prontos para expulsar os intrusos. Depois disso, Mogli também aprendeu o ‘lema do caçador’, o que diz o lema?
      Diz, então cace, mas para procurar comida, e não por prazer.

05 – Em Mogli, O Menino Lobo, qual é a mensagem que traz para os seres humanos?
      Os humanos podem tirar partido do seu lado racional, uma diferença chave em relação às outras espécies. Infelizmente, esta capacidade lógica enaltece os motivos pessoais acima dos benefícios para a nossa espécie e para as que nos rodeiam. Nos esquecemos de que não somos donos da natureza que nos rodeia, que somos apenas seus hóspedes.

06 – No filme: A família é muito mais do que ser do mesmo sangue; por quê?
      Porque o pequeno Mogli chegou à selva protegido pela pantera Baguera e foi adotado pela loba Raksha, que o criou como membro da alcateia. Os animais da Selva sabem que ele é humano e que em teoria não é responsabilidade deles, no entanto decidiram tomar conta dele mesmo assim.

07 – “Não importa onde você vá e como eles te chamem. Você sempre será meu filho.” Quem disse esta frase?
      Raksha. Mogli sente que esta é a sua mãe, a que lambeu as suas feridas, a que se preocupou com ele, a que o aconselhou e o guiou por caminhos seguros para que não se ferisse. Sem ser mãe de sangue nem da mesma espécie, Raksha exemplifica perfeitamente como tem que ser criada uma criança feliz: com amor, ternura e educação. 

08 – Para você qual o desfecho da história de Mogli? Conte um pouco sobre o final do filme.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Quando ouvimos dizer, a natureza está aí fora, desfrute-a e seja feliz, o que devemos fazer?
      Se há algo que devemos apreciar é a beleza e os recursos que a natureza nos presenteia. Um luxo de vida, saúde e alegria que nos dá calma e tranquilidade, que oferece uma ajuda para estruturar as nossas ideias e capta os momentos mais importantes da nossa vida.

10 – Como é o tempo do filme? Seria ele cronológico ou psicológico?
      O tempo passado. É psicológico.

11 – Por que o tigre tem um rancor que destrói vidas?
      A personagem de Shere Khan é a de um tigre que teve uma má experiência com os humanos, precisamente com o pai de Mogli, e para ele todos os humanos são seus inimigos. Ele avisa os animais da selva que devem odiar Mogli, pois o “filhote humano” vai crescer e deixar de ser uma criança, e quando isso acontecer será tão cruel como o resto dos humanos.

12 – Por que o filme é um aprendizado tanto para as crianças como para os adultos, quando falamos do rancor de Shere Khan, em querer matar o filhote humano, custe o que custar?
      Porque ensina que não devemos guardar e nem ter rancor de nada e nem de ninguém, é um fardo muito pesado.

13 – Ser fiel e honesto na sua amizade até o final, é o que o filme nos mostra, quem eram seus melhores amigos?
      Não há nada melhor nessa vida do que ter amigos, e se tivermos a sua companhia em um ambiente tão autêntico como a selva ou a natureza, esses vínculos serão muito mais fortes. Seus fiéis amigos o Urso Balu e a Pantera Banguera.

14 – Mogli, O Menino Lobo. O que pensa com relação aos conhecimentos humanos que tem?
      Mogli sabe que os seus conhecimentos como humano podem ser usados tanto para melhorar como para destruir o ecossistema inteiro, e não está disposto a destruir o meio onde ele e seus amigos vivem.



4 comentários:

  1. Você gostou do filme de Mogli? Eu adorei os personagens que tevel! Acho que o Benedict fez um bom trabalho no se papel. Eu adoro o Benedict Cumberbatch. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias Brexit é a que eu mais vou gostar, acho que deve ser a grande variedade de talentos. É um filme interssante, para mim um dos melhores Benedict Cumberbatch filmes. Li a sinopse e acho que que a chave do sucesso será o bem que esta contada a historia e o elenco, enfim, acho que será um dos meus preferidos. Para uma tarde de lazer é uma boa opção. Parece um filme bom e muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do filme,pois precisamos de pessoas igual o Mogli para defender a nossa floresta.

    ResponderExcluir