sexta-feira, 6 de abril de 2018

FILME(ATIVIDADES): ESCRITORES DA LIBERDADE - RICHARD LAGRAVENESE - COM ATIVIDADES GABARITADAS

Filme(atividades): ESCRITORES DA LIBERDADE
Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fvidasimples.co%2Fcolunistas%2Fescritores-da-liberdade%2F&psig=AOvVaw1ItIErI-PP9w84wSWb0RVo&ust=1625866573044000&source=images&cd=vfe&ved=0CAcQjRxqFwoTCLDPpJi31PECFQAAAAAdAAAAABAD


 Data de lançamento: 27 de agosto de 2007 (2h 04min)
Direção: Richard LaGravenese
Nacionalidade: EUA

SINOPSE E DETALHES

        Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

Entendendo o filme:
01 – Por que Erin escolheu ser professora e não advogada?
      Porque ela queria dificuldades na vida dela, pra tentar superar.

02 – Quais foram as dificuldades que a professora encontrou no sistema escolar?
      A professora pensava que ia dar aulas a alunos bem comportados, mas foi dar aulas a alunos que não queriam saber da escola. Brigas, tiros, professores vacilões.

 03 – Qual o retrato dos alunos no início do filme? 
      Alunos mal-educados, que não a respeitavam e davam-se mal uns com os outros e não se misturavam com alunos de outros gangues, grupos ou raça. Por vezes eram violentos, faziam gracinha uns dos outros e eram preconceituosos.

04 – Por trás de toda problemática observam-se pontos culminantes como: 

--- Desigualdade nas classes sociais: no filme falasse de que há turmas diferentes para alunos problemáticos, ou seja, os negros, os latinos e os asiáticos e outra para o resto dos alunos. Há também uma cena no filme em que aconselham um livro pequeno para os alunos problemáticos lerem e duvidam que eles sejam capazes de ler um livro grande. 

--- Racismo: Há uma cena do filme em que um dos alunos faz um desenho/cartoon de um negro meio desfigurado para fazer troça de um outro aluno negro.

--- Desestrutura familiar: Há uma cena em que se mostra a aluno Eva a ver o pai ser preso, há outro momento em que se nota uma outra aluna a contar como era difícil a sua vida familiar por causa do seu pai violento.

--- Intolerância ao que é diferente:  Quando a professora chega à sala no primeiro dia de aulas todos os alunos se sentam com os seus grupos virando-se de costas para os que não faziam parte deles.

COMENTE as passagens do filme sobre cada problema citado acima (as cenas do filme que mostram esses problemas).

05 – Qual foi a cena do filme que mais lhe tocou?
      Esse é uma resposta que só você pode dar. Mas na minha opinião a parte que eu mais gostei foi quando a Eva que era latina procurava por base para meter na cara mas não tinha no seu estojo e uma outra aluna asiática disse "Eu tenho a sua cor." e emprestou-lhe a base.
06 – De acordo com os seus conhecimentos, relacione outros temas que podem ser explorados no file "escritores da liberdade" 
      Acho que um dos outros temas que podem ser explorados é, no ponto de vista histórico, saber como era um pouco da vida de todas as pessoas que na segunda guerra mundial foram descriminadas e obrigadas a ir para campos de concentração só pela sua raça ser diferente. E também acho que podemos aprender a respeitar um pouco mais os nossos professores e colegas e acima de tudo sermos honestos.
07 – O filme mostra um trabalho sobre a menina judia Anne Frank. Pesquise sobre quem foi essa personagem da história.
      Essa menina era uma menina judia. Quando tinha cerca de 13 anos começou a guerra e o seu pai ofereceu-lhe um diário. Como eles eram judeus iam ser apanhados pelos Nazistas então esconderam-se num sótão e Anne Frank escreveu no seu diário tudo o que se passava e sentia durante o tempo de guerra onde estivera escondida. Mais tarde Anne e a família (pai, mãe e irmã mais velha) foram para o campo de concentração porque alguém os denunciou. Anne, a mãe e a irmã morreram mas o seu pai ficou vivo mais tarde passou o seu diário para um livro que se chama "Diário de Anne Frank”.

08 – Qual foi o perfil de educadora que Erin apresentou no primeiro momento ao dar aula?
       Uma idiota que achava que ia mudar a escola.

09 – Quais os aspectos negativos e positivos da resistência dos alunos em aceitar a escola e a professora?
      Negativo: pois uns sofreram consequências como a morte.
      Positiva: foi que saíram da vida do crime.

10 – O filme destaca muitos aspectos importantes do processo ensino-aprendizagem. Aponte três que sejam mais significativos na sua opinião? 
      Diário que eles escreveram; Mudança de postura na aula e dinâmica.


3 comentários:

  1. Eu não gostava de filmes assim, mas
    gostei muito aprendi que as diferenças sócias,sao superados.

    ResponderExcluir
  2. Blog maravilhoso!! Parabéns! Conhecimento deve ser compartilhado e as atividades são excelentes!

    ResponderExcluir