QUESTÕES DE PORTUGUÊS - ENEM
(ENEM) Os
provérbios constituem um produto da sabedoria popular e, em geral, pretendem
transmitir um ensinamento. A alternativa em que os dois provérbios remetem a
ensinamentos semelhantes é:
a) “Quem
diz o que quer, ouve o que não quer” e “Quem ama o feio, bonito lhe parece”.
b) “Devagar
se vai ao longe” e “De grão em grão, a galinha enche o papo”.
c) “Mais vale um
pássaro na mão do que dois voando” e “Não se deve atirar pérolas aos porcos”.
d) “Quem casa quer
casa” e “Santo de casa não faz milagre”.
e) “Quem com ferro
fere, com ferro será ferido” e “Casa de ferreiro, espeto de pau”.
(ENEM) A
palavra tatuagem é relativamente recente. Toda a gente sabe que foi o navegador
Cook que a introduziu no Ocidente, e esse escrevia tattou, termo da Polinésia
de tatou ou tu tahau, “desenho”.
[...] Desde os mais remotos tempos,
vemo-la a transformar-se: distintivo honorífico entre uns homens, ferrete de
ignomínia entre outros, meio de assustar o adversário para os bretões, marca de
uma classe de selvagens das ilhas marquesas [...] sinal de amor, de desprezo,
de ódio [...]. Há três casos de tatuagem no Rio, completamente diversos na sua
significação moral: os negros, os turcos com o fundo religioso e o bando de
meretrizes, dos rufiões e dos humildes, que se marcam por crime ou por
ociosidade.
Rio,
João do. Os Tatuadores. Revista Kosmos. 1904.
Apud: A alma
encantadora das ruas. São Paulo:
Cia das Letras, 1999. (Fragmento).
01 – Com base
no texto são feitas as seguintes afirmações:
I – João
do Rio revela como a tatuagem já estava presente na cidade do Rio de Janeiro,
pelo menos desde o início do século XX, e era mais utilizada por alguns setores
da população.
II – A
tatuagem, de origem polinésia, difundiu-se no ocidente com a característica que
permanece até hoje: utilização entre os jovens com função estritamente
estética.
III – O
texto mostra como a tatuagem é uma prática que se transforma no tempo e que
alcança inúmeros sentidos nos diversos setores das sociedades e para as
diferentes culturas.
Está
correta o que se afirma apenas em:
a) I. b)
II. c)
III. d) I e
II. e) I e III.
(ENEM)
Hagar. Cris Browne.
a) Valoriza a existência
da diversidade social e de culturas, e as várias representações e explicações
desse universo.
b) Desvaloriza a
existência da diversidade social e as várias culturas, e determina uma única
explicação para esse universo.
c) Valoriza a
possibilidade de explicar as sociedades e as culturas a partir de várias visões
de mundo.
d) Valoriza a
pluralidade cultural e social ao aproximar a visão de mundo de navegantes e não
navegantes.
e) Desvaloriza a
pluralidade cultural e social, ao considerar o mundo habitado apenas pelos
navegantes.
(UNICAM-SP).
Hagar. Cris Browne.
a) O que produz a ironia
nessa tira de Hagar?
A ironia é produzida pela justaposição da
afirmação contundente estabelecida pela interjeição claro com o argumento
absolutamente improvável que se segue. Afinal, não são muitos aqueles que fazem
parte do conjunto de pessoas passíveis de serem convidadas para jantar com o
rei da Inglaterra.
b) Como você interpreta a
resposta de Hagar, no segundo quadrinho da tira? Justifique.
A interpretação deve levar em conta,
necessariamente, a relação entre o modalizador talvez e a sequência do
enunciado de Hagar iniciada pela conjunção adversativa mas. Em talvez,
afirma-se uma possibilidade confirmada pela restrição estabelecida em mas,
seguida de não diga à sua mãe que eu falei isso. Desse modo, podemos
interpretar a resposta de Hagar como afirmando que boas maneiras à mesa não são
importantes, sem que ele diga isso diretamente, já que isso contraria o que
socialmente se espera da figura paterna e contraria também a posição da mãe,
Helga.
(ENEM):
A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de
mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem
positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes
ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos.
Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da
saturação, da deformação e da parcialidade.
Adaptado de Norberto Bobbio, et al. Dicionário de Política.
01 –
Segundo o texto, muitas vezes as propaganda:
a) Não permite que
minorias imponham ideias à maioria.
b) Depende diretamente da
qualidade do produto que é vendido.
c) Favorece o controle
das massas difundindo as contradições do produto.
d) Está voltada
especialmente para os interesses de quem vende o produto.
e) Convida o comprador à
reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.
(ENEM):
Os signos visuais, como meios de comunicação, são classificados em categorias
de acordo com seus significados. A categoria denominada indício corresponde aos
signos visuais que têm origem em formas ou situações naturais ou casuais, as
quais, devido à ocorrência em circunstâncias idênticas, muitas vezes repetidas,
indicam algo e adquirem significado. Por exemplo, nuvens negras indicam
tempestade.
01 – Com base
nesse conceito, escolha a opção que representa um signo da categoria dos
indícios.
Figura: B
(PUC-RJ –
adaptado) Pressupostos são ideias que, embora não estejam expressas
explicitamente num texto, podem ser percebidas pelo leitor a partir do emprego
de certas palavras ou expressões. Compare os dois enunciados a seguir e indique
o pressuposto marcado pela palavra até em (1).
(1) O dinheiro virou instrumento para
aferir até nosso amor-próprio.
(2) O dinheiro virou instrumento para
aferir nosso amor-próprio.
A palavra até indica uma quebra de
expectativa, pois nosso amor-próprio não seria algo que se pudesse aferir ou
avaliar.
(SARESP-SP)
Leia a charge e, em seguida, responda à questão:
Amarildo.
Nós, humanos... Gazeta Esportiva. São Paulo, [s.d.]. Disponível em:
01 – A charge
é um tipo de texto que, por meio de desenhos simbólicos, denuncia ou ironiza
uma situação (geralmente política) que já é conhecida por todos. Através dessa
charge percebemos o cuidado do artista em denunciar:
a) O quanto sentem os
atletas de alto nível ao receberem uma medalha.
b) O quanto se
entristecem aqueles que não conseguem uma medalha em uma disputa de alto nível.
c) O quanto um ser humano
é insatisfeito com seus próprios resultados.
d) O quanto um ser humano
se espelha nos atletas que se superam.
(UFG-GO)
O slogan abaixo faz parte da propaganda de um novo carro de luxo lançado
recentemente no mercado.
Um carro que diz onde você chegou antes mesmo de ter saído da garagem.
Isto É. São Paulo: Editora Três, n. 1928, p. 16-17, 30 ago. 2006.
01 –
Analisando o slogan da propaganda, que ideia fica subentendida em relação à
posse do carro anunciado?
A ideia subentendida é que a pessoa que adquiriu o carro anunciado no slogan
transmita uma imagem de sucesso e prestigio. O possuidor do carro parece ter
atingido uma condição socioeconômica tão boa que não é nem necessário tirar o
carro da garagem para saber seu status. O fato de possuir algo tão luxuoso já é
suficiente para mostrar a relevância social que uma pessoa é capaz de atingir.
POEMA: ANJO
TORTO
(ENEM)
Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com
passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo
constante. Esse fenômeno tem a denominação intertextualidade. Leia os seguintes
textos:
I –
Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser “gauche” na vida.
Andrade, Carlos Drummond de. Alguma poesia.
Rio de Janeiro: Aguilar, 1964.
II –
Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim.
Buarque, Chico. Letra e música.
São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
III –
Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Esta espécie ainda envergonhada.
Prado, Adélia. Bagagem.
Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
01 –
Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos
Drummond de Andrade, por:
a) Reiteração de imagens.
b) Oposição de ideias.
c) Falta de criatividade.
d) Negação dos versos.
e) Ausência de recursos.
(ENEM) As
histórias em quadrinhos, por vezes, utilizam animais como personagens e a eles
atribuem comportamento humano. O gato Garfield é exemplo desse fato.
Caderno Vida e arte, Jornal do Povo,
Fortaleza.
Van Gogh,
pintor holandês nascido em 1853, é um dos principais nomes da pintura mundial.
É dele o quadro abaixo.
01 – O 3°
quadrinho sugere que Garfield:
a) Desconhece tudo sobre
arte, por isso faz a sugestão.
b) Acredita que todo
pintor deve fazer algo diferente.
c) Defende que para ser
pintor a pessoa tem de sofrer.
d) Conhece a história de
um pintor famoso e faz uso da ironia.
e) Acredita que seu dono
tenha tendência artística e, por isso, faz a sugestão.
Nossa, muito obrigada! Esse site salvou minha vida
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