quinta-feira, 26 de abril de 2018

SONETO: À MESMA DONA ÂNGELA - GREGÓRIO DE MATOS - COM GABARITO

SONETO: À MESMA DONA ÂNGELA
                  Gregório de Matos


Anjo no nome, Angélica na cara:
Isso é ser flor, e Anjo juntamente:
Ser Angélica Flor e Anjo florente,
Em quem, senão em vós, se uniformara:

Quem vira uma flor, que a não cortara,
Do verde pé, da rama fluorescente;
E quem um anjo vira tão luzente;
Que por Deus a não idolatrara?

Se pois como anjo sois dos meus altares,
Fôreis o meu Custódio, e a minha guarda,
Livrar eu de diabólicos azares

Mas vejo que por bela e por galharda,
Posto que os anjos nunca dão pesares,
Sois anjo, que me tenta, e não me guarda.
                                                                             
                                                         

Florente: relativo a flor, que faz florescer.
Galharda: vistosa.

Entendendo o soneto:
01 – A caracterização da mulher no texto se dá em dois planos. As palavras que configuram essas duas perspectivas aparecem na opção:
     a) Vida/morte.
     b) Anjo/Deus.
     c) Beleza/pureza.
     d) Frieza/altivez.

02 – “Sois anjo que me tenta, e não me guarda.”
Com esse verso, o poeta do texto, numa atitude estrutural típica da poética do Barroco, resume a visão que tem da personagem feminina.
A alternativa que explica a imagem criada pelo verso transcrito é:
     a) As influências religiosas da época levam o escritor barroco a só ver os elementos sagrados.
     b) A concepção filosófica leva o escritor barroco a ver o mundo ordenadamente.
     c) A postura contraditória e paradoxal caracteriza os escritores do barroco.
     d) O Renascimento levou ao Barroco a ideologia antropocêntrica

03 – Concebe-se o texto como representativo da poética do Barroco.
A afirmativa que justifica o que foi dito é:
     a) A concepção religiosa da salvação da alma.
     b) A utilização de uma linguagem objetiva e simples.
     c) A interpenetração de aspectos materiais e espirituais.
     d) A consciência da efemeridade da vida.

04 – Em que aspectos poéticos os textos se aproximam?
      Apuro formal; a tematização da admiração da mulher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário