sábado, 28 de abril de 2018

REPORTAGEM: COMECE O ANO LETIVO COM O PÉ DIREITO - CORREIO BRAZILIENSE - COM GABARITO


REPORTAGEM: COMECE O ANO LETIVO COM O PÉ DIREITO


        Voltar à escola também pode ser tudo de bom. Você quer saber quem são os novos colegas da sala, quem é o professor… e ainda tem aquela curiosidade pelos segredos que os novos livros escondem. Todo ano é a mesma coisa, mas é tanta expectativa que sempre parece ser a primeira vez! Para começar o ano bem é preciso ter coragem e enfrentar todas as novidades. O que não pode é deixar a ansiedade e o medo das descobertas atrapalharem os estudos ou as amizades. Aproveite as dicas que o Super! preparou com a ajuda da terapeuta Daniela Faria. O retorno às salas de aula vai ser sem problema.
 […] 
Na sala de aula.
·        Anote as informações importantes dadas pelo professor. […] 
·        Não dê bobeira durante a aula, aproveite para anotar o conteúdo. Você vai precisar disso mais tarde! 
·       Se você estiver começando em uma escola nova, não precisa ficar assustado! Participe das aulas e, logo, logo, você já se sentirá em casa.
·       Caso o professor seja novo, escute com atenção tudo o que ele disser. Aqui também vale a dica de participar das aulas que, aliás, vale em qualquer situação. 
·        Quando você tiver dúvidas, pergunte! Não precisa ter medo ou vergonha, pergunte mesmo! É melhor perguntar logo do que ficar com a dúvida pra você.


 Em casa
 […] 
·        Converse com a sua família e crie uma rotina em casa. É importante ter um horário certinho para as refeições, para o lazer, para dormir e… para estudar! 
·       Procure formas mais saudáveis de diversão. Ler um livro ou um gibi, por exemplo, pode ser mais legal do que você imagina e ainda te ajuda a conhecer melhor a nossa língua.
Com os colegas:

·       Nunca aceite participar de uma brincadeira violenta ou perigosa. Além de se machucar, você pode machucar algum amigo. A violência nunca é divertida e sempre acaba mal! 
·       As brincadeiras sempre são melhores quando muita gente participa. Não deixe nenhum colega para trás, você com certeza não gostaria que fizessem isso com você! 
·       Se alguém lhe irritar ou for arrumar alguma confusão com você, respire fundo, conte até 10 e… deixe o bobão metido a valente de lado! Brigar nunca compensa! Mas se ele tentar bater em você, chame a professora e conte para os seus pais. Não precisa ficar com medo, ninguém vai ficar contra você!
·       Se o problema é a timidez ou a dificuldade para fazer amigos, tente mostrar suas qualidades e tudo aquilo que você tem de melhor. Sempre tem outra criança bem legal esperando para conhecer novos amiguinhos.
                                         Fonte: Correio Braziliense, 29 de janeiro de 2011.

Entendendo o texto:
01 – Identifique a única dica não dada, ao aluno, pelo Texto, quanto ao início do novo ano letivo e o retorno das aulas:
     A - ( ) Fazer registro escrito das informações dadas e conteúdos ensinados nas aulas.
       B - ( ) Ter participação ativa nas aulas.
       C - ( ) Usar a leitura de livros e gibis como uma forma de se divertir em casa.
       D - (X) Brincar apenas com colegas que mais lhe agradam, excluindo os mais tímidos das brincadeiras.

02 – Assinale a opção cujo vocábulo grifado não é um substantivo:
       A - ( ) “… é preciso ter coragem e enfrentar todas as novidades.”
    B - ( ) “… não pode é deixar a ansiedade e o medo das descobertas atrapalharem…”
      C - (X) “Nunca aceite participar de uma brincadeira violenta ou perigosa.” 
       D - ( ) “Se o problema é a timidez ou a dificuldade para fazer amigos…”


Um comentário: