COESÃO E ARGUMENTAÇÃO
O fato de
o ato de escrever ser um momento em que aquele que escreve se vê sozinho frente
ao papel, tendo em mente apenas uma imagem de um possível interlocutor, faz com
que haja necessidade de uma maior preocupação em relação à coesão. Em geral, o
aluno não sabe até que ponto deve explicitar o que tenta dizer para que se faça
compreender. Entretanto, o “fazer-se compreender” é um ponto central em
qualquer texto escrito; a coesão deve colaborar nesse sentido, facilitando o
estabelecimento de uma relação entre os interlocutores do texto. O que se busca
não é um texto fechado em si mesmo, impenetrável a qualquer leitura e sim algo
que possa servir como veículo de interação entre os interlocutores.
Há ainda mais uma questão em que se deve pensar na consideração das
especificidades da modalidade escrita – a argumentação. É através dela que o
locutor defende seu ponto de vista. A argumentação contribui na criação de um
jogo entre quem escreve o texto e um possível leitor, já que aquele discute com
este procurando mostrar-lhe que tipo de ideias o levaram a determinado
posicionamento. Dito de outra maneira, ao escrever um texto o locutor
estabelece relações a partir do tema que se propôs a discutir e tirar
conclusões, procurando convencer o receptor ou conseguir sua adesão ao texto.
Não se pode traçar uma distinção absoluta entre coesão e argumentação: a coesão
garante a existência de uma relação entre as partes do texto que tomadas como
um todo devem constituir um ato de argumentação. As duas noções contribuem para
a constituição de um conjunto significativo capaz de estabelecer uma relação
entre o sujeito que escreve e seu virtual interlocutor.
É próprio da linguagem seu caráter de interlocução. A escrita não foge a esse
princípio, ela também busca estabelecer uma relação entre sujeitos. O texto
deve ser suficiente para caracterizar seu produtor enquanto um agente um
sujeito daquela produção, ao mesmo tempo em que confere identidade ao seu
interlocutor. O texto, enquanto uma totalidade revestida de significados, acaba
sendo um jogo entre sujeitos entre locutor e interlocutor.
Durigan,
Regina H. de Almeida et alii. A dissertação
no vestibular. In: A magia da mudança – vestibular Unicamp.
Língua e literatura. Campinas, Unicamp, 1987. p. 14-5.
01 –
Procure no texto expressões que expliquem o significado das palavras sujeito e interlocução.
Em várias passagens do texto as palavras em questão são explicadas:
Sujeito: Em expressões como “aquele que escreve”; “o locutor”; “quem escreve o
texto”, etc.;
Interlocução: Em expressões como “estabelecimento de uma relação entre os
interlocutores do texto”; “interação entre os interlocutores”; “jogo entre quem
escreve o texto e um possível leitor”. São duas palavras fundamentais à
apreensão dos conceitos de coesão e argumentação.
02 – Na
produção de textos escritos, há uma maior preocupação em relação à coesão.
Quais as causas disso?
A solidão de quem escreve, que tem apenas uma imagem mental do possível
interlocutor.
03 – Qual
a importância do “fazer-se compreender” nos textos escritos?
É central, pois fundamenta a criação de uma verdadeira interação entre os
interlocutores.
04 –
Releia atentamente o primeiro parágrafo e responda: Qual deve ser a finalidade
perseguida pelo produtor de textos escritos?
O produtor
de textos escritos deve ter como objetivo algo “que possa servir como veículo
de interação entre os interlocutores”.
05 – Qual
a importância a argumentação na elaboração de textos escritos?
Ela fundamenta a defesa do ponto de vista do locutor, contribuindo para a
interlocução.
06 – Como
se relacionam coesão e argumentação?
Os limites não são precisos: no texto dissertativo, a coesão garante que a
estrutura do texto faça dele um ato argumentativo eficiente.
07 –
Retire do texto passagens que explicam a frase: “É próprio da linguagem seu
caráter de interlocução” (último parágrafo).
O aluno deve apontar passagens em que se destaque a capacidade da linguagem de
criar interação entre locutor e leitor.
08 –
Explique a passagem: “O texto, enquanto uma totalidade revestida de significados...”.
Essa definição destaca o fato de que o texto constitui um todo articulado e
significativo.
09 –
Explique o que você entende por “jogo entre sujeitos”.
O aluno
deve ressaltar o caráter interlocutório do texto argumentativo.
10 – Releia
a relação o texto e responda:
a) Qual a relação de significado
entre os dois primeiros parágrafos de texto? Há alguma palavra particularmente
importante para o estabelecimento dessa relação?
O primeiro parágrafo centra-se na análise
da importância da coesão no texto argumentativo.
O segundo acrescenta a isso a importância
da argumentação. É, portanto, uma relação de acréscimo, ressaltada pela
palavra ainda.
b) Qual a relação de significado
entre o segundo e o terceiro parágrafo?
O terceiro parágrafo relaciona a
argumentação, presentada no segundo parágrafo, com a coesão, discutida no
primeiro.
c) Qual a relação de significado
entre o terceiro e o quarto parágrafo?
O quarto parágrafo parte da relação entre
coesão e argumentação estabelecida no terceiro para caracterizar o texto como
um ato interlocutório.
d)Qual
seria o esquema básico das ideias expostas no texto e do relacionamento entre
elas?
Análise da coesão/análise da
argumentação/ relação entre coesão e argumentação/texto como ato interlocutório
proveniente da relação coesão-argumentação.
11 –
Quando você produz textos escritos exerce conscientemente seu papel de sujeito
num ato de interlocução? Comente sua atitude nessas situações.
Deve-se conduzir o debate para o cotidiano do aluno, mostrando-lhe como a
necessidade de produzir textos argumentativos ocorre a todo momento em que se
precisa expor uma ideia ou defender uma opinião. Nessas situações, o aluno,
sujeito da linguagem, interage com outro ou outros sujeitos. É necessário
tornar esse processo mais consciente e mais eficiente quando da produção de
textos escritos.
Nerde
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