domingo, 29 de abril de 2018

CRÔNICA: A ROTA DOS TIJOLOS - CRISTINA PORTO - COM GABARITO

CRÔNICA - A ROTA DOS TIJOLOS


         De onde vêm os tijolos e blocos das paredes da sua, da minha casa?
      Grande parte deles ainda vem das olarias, geralmente, pertencentes a empresas de pequeno porte. 
       E como são feitos esses tijolos? A produção começa com a extração da argila; depois, nas olarias, são realizados os trabalhos de elaboração, processamento da mistura, conformação, secagem, queima, escolha e estocagem do produto. 
       Mas é no trabalho de empilhamento e transporte de tijolos até os fornos que grande número de crianças adolescentes trabalha. Para o transporte, eles utilizam carrinhos de mão, onde levam cerca de 56 tijolos, que pesam de 1,5 a 2 quilos quando molhados; isso significa que carregam, em média, 91 quilos por carrinho. 
     Além de despender um enorme esforço físico, essas crianças ficam expostas ao calor dos fornos, aos gases tóxicos, como o monóxido de carbono produzido pela combustão e à poeira. 
    Essa atividade pesada, monótona e repetitiva é realizada em locais precários, com piso de terra batida, que apresentam depressões e saliências. Isso tudo dificulta ainda mais a condução dos carrinhos: são muito comuns os acidentes provocados pela queda dos tijolos, que acabam atingindo as crianças. 
       As jornadas de trabalho podem chegar a 10 horas, por isso, muitos jovens não vão à escola, ou, quando vão, normalmente estão atrasados em relação à idade e ao ano que frequentam. (...).

           Cristina Porto, Iolanda Huzak e Jô Azevedo. Trabalho infantil:
             O difícil sonho de ser criança. São Paulo: Ática, 2003. p. 82.

A partir da leitura atenta do Texto, realize as questões propostas.

01 – Nas olarias, é comum ocorrerem acidentes provenientes das quedas de tijolos dos carinhos. Estas quedas têm por principal causa:
A – a falta de habilidades das crianças na condução dos carrinhos.
B – a sobrecarga de tijolos em cada carrinho.
C – a irregularidade e os buracos no piso de terra batida.
D – a pressa das crianças na execução da tarefa.
E – a fumaça que ofusca a visão dos pequenos trabalhadores.

02 – Marque a opção onde houve erro na indicação da ideia transmitida pelos vocábulos grifados:
 A – "...depois, nas olarias, são realizados..." (tempo)
 B – "Mas é no trabalho de empilhamento..." (adversidade).
 C – "Além de despender um enorme esforço..." (inclusão)
 D – "...aos gases tóxicos, como o monóxido de carbono..." (causa)
 E – "...por isso, muitos jovens não vão à escola..." (conclusão) 


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